PCdoB/AM lança candidato a federal e chapa para a ALE

Retomar o mandato na Câmara de Deputados e eleger três deputados estaduais. Essa é a meta do PCdoB/AM, que participou ontem da convenção eleitoral da chapa denominada “experiência e renovação”, que reúne 11 partidos em torno de Eduardo Braga (PMDB) para o governo do Estado.

convenção AM 1

Eron Bezerra é o nome escolhido pelo partido para a vaga de deputado federal e uma chapa com 48 nomes de vários segmentos e municípios está na disputa das três vagas na Assembleia Legislativa.

A convenção estadual eleitoral do PC do B Amazonas oficializou seu apoio à chapa majoritária da base aliada do governo Dilma no Amazonas. As candidaturas majoritárias de Eduardo Braga (PMDB) a governador, Rebecca Garcia (PP) a vice-governadora e Francisco Praciano (PT) ao senado foram homologadas e a coligação de 11 partidos legitimada pela militância comunista.

Na ocasião, o presidente do partido no Amazonas, Eron Bezerra, disse que o objetivo do PCdoB é de fortalecer um projeto nacional democrático e popular, com a reeleição de Dilma Rousseff.

Durante o evento, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) destacou a importância do apoio do partido à continuidade do projeto político iniciado em 2003, com Lula, ao qual foi dado continuidade por Dilma, e afirmou uma campanha vigilante de luta pela vitória no dia 05 de outubro.

Em seu discurso, o senador Eduardo Braga (PMDB) e candidato a governador, afirmou que uma grande aliança não se faz de partidos, mas do povo e reverenciou o bloco partidário formado para fortalecer o governo popular e democrático, alavancado pelo PT. Em seguida, o senador lembrou o ex-presidente Lula, que prorrogou por 10 anos a Zona Franca.

O senador falou sobre como era o Amazonas antes deste projeto político, quando a Zona Franca de Manaus gerava pouco mais de 30.000 empregos.

Além disso, ele também destacou a coragem da presidenta Dilma, que foi além, ao alavancar a prorrogação da Zona Franca por mais de 50 anos, tempo suficiente para a construção de um novo projeto.

O candidato afirma que vai trabalhar para tirar o Amazonas da dependência única da Zona Franca, distribuindo polos de desenvolvimento econômicos sustentáveis em todo o Estado, com prioridade pra o fortalecimento de uma cadeia produtiva que manufature e agregue valores aos produtos da floresta.

O evento contou com a presença do presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp.

PRIORIDADE
A eleição de Eron Bezerra é a prioridade do partido, de acordo com a resolução aprovada na última conferência estadual. Esta é a segunda vez que ele disputa a vaga.

Histórico
Eron Bezerra é Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Dirigente Nacional e Presidente Estadual do PCdoB. Foi Deputado Estadual por cinco mandatos consecutivos e Secretário de Estado da Produção Rural (SEPROR) por dois períodos.

Entre suas realizações, destaca-se o combate à corrupção durante seu mandato parlamentar, a correta aplicação dos recursos públicos, a defesa da Zona Franca de Manaus e dos trabalhadores.

Na Sepror, organizou o setor e a partir daí conseguiu realizar uma série de antigos sonhos dos trabalhadores rurais. Entre elas a realização do primeiro concurso público da Sepror, a recuperação de mais de 1,7 mil quilômetros de vicinais, a criação de cinco feiras de produtores rurais, a inauguração de duas fábricas de bacalhau da Amazônia, a construção de 2 mil casas para trabalhadores rurais e de Unidade de Produção de Alevinos.

Por tudo isso, o setor primário foi o setor mais bem avaliado do governo. A pesquisa foi realizada em 2013 pelo CNI/Ibope.

De Manaus, 
Juliana Belota e Mariane Cruz