Dez municípios do Ceará recebem novos instrumentos pelo Prêmio Funarte

Novos instrumentos musicais, de marca consagrada e muita qualidade, para reforçar a tradição e a renovação das Bandas de Música no Ceará. Representantes de dez municípios cearenses receberam na manhã desta quarta-feira (2) no Teatro Carlos Câmara, kits com instrumentos de sopro oferecidos pelo Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música. Ao todo, 38 instrumentos foram distribuídos aos municípios contemplados.

Músicos cearenses - Reprodução

A iniciativa da Fundação Nacional das Artes, no Ceará em parceria com a Secretaria da Cultura do Governo do Estado, tem a finalidade de propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais, com a distribuição gratuita de instrumentos de sopro. Diante dos sorrisos e agradecimentos de representantes de grupos presentes ao evento desta quarta-feira, ficava clara a importância dos instrumentos para a continuidade e a ampliação do trabalho formativo realizado por Bandas de Música, em cidades de todas as regiões do Ceará.

“Sabemos o quanto manter a tradição das Bandas de Música é importante. Devemos ficar cada vez mais juntos, as esferas nacional, estadual e municipal, para que a gente possa apoiar e manter essa rica produção”, destacou Rosane Lemos, coordenadora de Bandas de Música da Funarte. “Esses instrumentos possuem muita qualidade, vão ajudar a melhorar a qualidade técnica das bandas, mas também que as bandas possam incluir cada vez mais crianças e adolescentes, o que é ainda mais importante. Formar pessoas, além de músicos”, ressaltou, citando exemplos de músicos que passaram de alunos a professores do projeto Paineis Funarte de Bandas de Música.

A importância das ações nos municípios foi destacada pela secretária adjunta da Secult, Ana Márcia Diógenes. “Todos nós temos grandes recordações das praças, das bandas de música, e sabemos da necessidade de essa tradição continuar. E para isso é preciso haver condições de aprendizado, o que inclui instrumentos de qualidade, como esses que os municípios estão recebendo hoje”, enfatizou. “A gente sabe do esforço de cada município para manter esse trabalho. Com essa parceria com a Funarte, chegamos a esses instrumentos. E que venham mais ações para fortalecer a área musical do Ceará”, conclamou.

Entre essas ações, a coordenadora de Ação Cultural da Secult, Glícia Gadelha, apontou a retomada do Sistema de Bandas, a promoção da 11a. Edição do Festival Música na Ibiapaba (em data a ser confirmada) e a realização de um encontro de regentes – sugestão feita pelo representante do município de Maranguape, José Eliomar Costa, durante a solenidade de entrega dos instrumentos musicais, nesta quinta-feira.

Também foram contemplados com instrumentos musicais municípios como Guaraciaba do Norte, Icapuí, Irauçuba, Sobral, Pires Ferreira, Granjeiro, Russas, Santana do Cariri e Viçosa do Ceará. Representante de Icapuí, Raimundo Maia de Almeida destacou a qualidade dos instrumentos recebidos. “Para nós, ter um instrumento Yamaha é muito importante. Parabéns a todos e muito obrigado”, declarou. Cláudia Maria de Lima, representante da cidade de Russas, também saudou a iniciativa: “É maravilhoso pro nosso município. Os meninos estão eufóricos para receber os instrumentos”.

Fonte: Secretaria da Cultura do Ceará