Espanhóis condenam pressões dos Estados Unidos contra Cuba

A Coordenadoria Andaluza de Solidariedade com Cuba condenou nesta sexta-feira (4) o governo dos Estados Unidos pela inclusão da ilha na lista de países patrocinadores do tráfico de pessoas.

Cartaz em Havana contra bloqueio a Cuba

"Por trás esta inclusão vemos uma medida de guerra econômica contra Cuba, seu povo e sua Revolução, uma grosseira manobra política para seguir mantendo vigente o bloqueio econômico, comercial e financeiro", disse uma declaração do grupo.

A decisão parte da política de pressão e fustigação contra a soberania cubana, um completo fracasso que provoca a rejeição da comunidade internacional cada ano na Assembleia de Nações Unidas.

O documento foi aprovado numa reuniao em Humilladero, província de Málaga, por representantes das associaçoes Alhucema de Moron da Frontera, Amistad Hispano-Cubana de Málaga, Bartolomé de las Casas de Sevilla e de Herrera, Plataforma de Solidaridad de Granada e Colectivo Almeriense de Solidaridad.

Durante o encontro, no que participaram o cônsul geral de Cuba em Sevilha, Ulises Arranz, se aprovou também um plano de atividades em favor da libertação de três dos Cinco ainda pressos nos Estados unidos.

Gerardo Hernández, Ramón Labañino, e Antonio Guerrero, junto a Fernando González e René González, os que já estão de volta em Cuba após cumprir suas sanções, vigilavam nos Estados Unidos, a grupos extremistas para evitar ataques terroristas contra o seu país.

Os Cinco foram condenados num juízo considerado parcializado pela defensa e realizado em Miami, em meio a um clima hostil.

Fonte: Prensa Latina