Agente de inteligência alemão é suspeito de espionar para EUA

Um colaborador dos serviços secretos alemães (BND) é suspeito de ter espionado para os Estados Unidos a comissão parlamentar do Bundestag, encarregada de investigar as atividades da agência de inteligência americana NSA, indicaram nesta sexta-feira (4) meios de comunicação alemães.

O jornal “Süddeutsche Zeitung”, as emissoras de rádio e televisão regionais NDR e WDR, assim como a agência alemã de imprensa DPA, apontaram essas suspeitas nesta sexta-feira (4).

Na quinta-feira (3), o procurador-geral federal havia anunciado a prisão de um alemão de 31 anos, suspeito de espionagem para um serviço estrangeiro. Não informou para qual serviço poderia ter espionado.

Ao ser interrogado sobre este caso durante uma coletiva de imprensa nesta sexta, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, declarou que a chanceler Angela Merkel havia sido informada na quinta-feira. "O governo alemão vai esperar os resultados da investigação. Não há dúvida de que se trata de uma questão grave", disse.

As relações entre os Estados Unidos e a Alemanha estão tensas desde as revelações do ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden sobre um grande programa de espionagem que teve como um de seus alvos as comunicações da chanceler Angela Merkel.

Fonte: Correio Braziliense