Maioria dos franceses rejeita candidatura de Sarkozy à presidência

Quase dois a cada três franceses (65%) rejeitam a candidatura do ex-presidente Nicolas Sarkozy às eleições de 2017, mas pelo menos 70% acreditam que ele se apresentará – revela uma pesquisa. À pergunta sobre se desejavam ver Nicolas Sarkozy na disputa pelo Eliseu em 2017, 65% dos entrevistados responderam "não"; 33%, "sim"; e 2% não se pronunciaram.

nicolas sarcozy - Reprodução

Se 94% dos simpatizantes de esquerda rejeitam o nome de Sarkozy, 62% dos partidários da direita lhe são favoráveis, assim como 78% daqueles da UMP, partido de Nicolas Sarkozy e de oposição ao atual governo.

Já 70% acreditam que Sarkozy se candidatará, um ponto a menos do que em março deste ano, enquanto 28% disseram que "não". Também nessa pergunta 2% não se pronunciaram.

Sobre a afirmação, "Com uma investigação em curso, a UMP pode, mesmo assim, apresentar Nicolas Sarkozy" como candidato à presidência, 57% dos franceses responderam de forma negativa, e 41%, positivamente. Mais uma vez, 2% não se pronunciaram.

A enquete foi realizada após a denúncia do ex-chefe de Estado à Justiça, na última quarta-feira (2), por corrupção e tráfico ativo de influência, entre outras acusações. Em 3 e 4 de julho, 1.057 pessoas recrutadas por telefone foram entrevistadas on-line. A margem de erro é de cerca de 2,5 pontos percentuais.

Fonte: Correio Braziliense