Flávio Dino propõe rede de tratamento de câncer para todas as regiões

Em visita à Região Tocantina, Dino conheceu o projeto da Unidade Móvel de Prevenção do Câncer, utilizada pelo Município de Imperatriz.

O Maranhão pode ganhar a primeira unidade de saúde para tratamento de câncer. A proposta integra o Programa de Governo de Flávio Dino (PCdoB). O documento incorpora a defesa da implantação de redes de saúde de oncologia em todas as regiões. Em visita à Região Tocantina, Dino conheceu o projeto da Unidade Móvel de Prevenção do Câncer, utilizada pelo Município de Imperatriz.

“É uma ação importante para homens e mulheres do nosso estado”, disse Dino. Ele também propôs que a Casa de Veraneio do governo do Estado seja vendida e “o valor arrecadado seja integralmente destinado a uma política social, por exemplo uma unidade de saúde destinada a crianças com câncer”.

Além da rede especializada na prevenção e tratamento do câncer, a proposta traz ainda a implantação de Redes de Saúde dos programas Cegonha, Atenção Psicossocial, Urgências e Emergências, Reabilitação de Danos e outras enfermidades crônicas em todas as Regiões.

No final do mês de junho, Flávio Dino conheceu o projeto da Unidade Móvel de Prevenção do Câncer de Imperatriz. O ônibus conta com equipe e equipamentos para exames de mamografia, prevenção do colo uterino ou Papanicolau, coleta de exame de PSA e prevenção do câncer de próstata. Nos casos suspeitos de câncer de pele, há um pequeno centro cirúrgico onde é possível realizar biopsia.

A unidade móvel tem capacidade de fazer até seis mil exames por mês. Junto com os agentes comunitários de saúde é feita a triagem de pacientes. “Essa unidade móvel de Imperatriz vai ficar responsável por 15 municípios, com uma população de mais de 500 mil habitantes. Em cinco meses já foram feitas mais de 300 mamografias, mil prevenções de colo uterino e já foram realizados mais de 20 diagnósticos de câncer de pele”, explicou Gumercindo da Silva, coordenador da Rede de Oncologia de Imperatriz.