População da União Europeia cresce em mais de um milhão de pessoas

A população da União Europeia (UE) cresceu no último ano em 1,7 milhão de pessoas, informou nesta quinta-feira (10) o escritório comunitário de estatísticas, Eurostat.

Portugal - Mário Pedroso

Segundo dados do organismo, em 1º de janeiro passado a população da região chegou a 507,4 milhões , em relação aos 505,7 milhões existentes no mesmo mês de 2013.

O relatório mostra que desde 1960 até a data, a população aumentou em 100 milhões de habitantes nos países que compõem a UE.

Este aumento do último ano foi impulsionado pelo crescimento natural de 80 mil pessoas, tendo em conta a diferença entre nascimentos e mortes.

Por outro lado, a Eurostat comunicou que no período o saldo migratório foi de 700 mil pessoas, entretanto o restante (920 mil indivíduos) se deveu ao ajuste estatístico, entre eles as mudanças surgidas da comparação entre os censos e os padrões.

Durante 2013 a população cresceu em quinze dos 28 Estados membros da UE e diminuiu em treze, e no geral foram registrados cinco milhões de nascimentos.

As maiores taxas de natalidade foram registradas na Irlanda, França e Reino Unido, enquanto as mais baixas corresponderam a Portugal, Alemanha, Grécia e Itália.

A taxa bruta de mortalidade foi de 9,9 falecimentos por cada mil habitantes, com registros mais elevados na Bulgária, Letônia e Lituânia, e mais baixos em Chipre, Irlanda e Luxemburgo.

Enquanto isso, a migração teve saldos maiores em Luxemburgo, Malta e Suécia, e mais negativos em Chipre, Letônia e Lituânia.

Fonte: Prensa Latina