Jovens promovem em espaço alternativo debate sobre questões de gênero

  Na última quinta-feira (10), um grupo da juventude militante de Campo grande participou de um encontro que faz parte de um ciclo de debates chamado “Trans*versais”. Os participantes se reuniram na Casa do Zé, localizada na Rua Joaquim Murtinho, local conhecido como ponto de reunião pelos membros do movimento da capital. 

Bate papo

     As principais convidadas foram Carla Lopes Castelan, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental, e Isabelle Abrego, estudante, que vivenciam a transexualidade de forma politizada e fizeram uma explanação sobre o tema “Trans e Saúde”. Estiveram presentes os candidatos a deputado estadual professor Renato Pires e a deputado federal Mario Fonseca, do PCdoB, além do “Coletivo Rua” e alunos do curso de psicologia da UFMS.
     O que motivou o “Coletivo Rua” e os organizadores do evento a abordar a Transexualidade foi “não encontrar nos debates dos movimentos sociais que tratam a questão de gênero um trabalho com profundidade nesse tema”, conforme analisa Guadalupe Vieira, acadêmica de psicologia da UFMS.
     Mario Fonseca chamou atenção para a importância de dialogar com pessoas que realmente vivem uma situação tão peculiar como a transgeneridade. Ele também afirmou que aprendeu muito com a troca que houve no debate. "De tudo o que ouvi e absorvi aqui, tenho a ideia de apresentar leis que ajudem a promover a igualdade efetiva", declarou.
     Cabe destacar que os encontros para discutir o tema são realizados todas as quintas-feiras do mês de julho na Casa do Zé. Rua Joaquim Murtinho, 855. Telefones para contato: Guadalupe Vieira, 8170-4324, e Isabelle Abrego, 9988-1245.