Presidente da China será recebido no Congresso brasileiro na quarta

O presidente da China, Xi Jinping, visitará o Congresso Nacional nesta quarta-feira (16), após participar da 6ª Cúpula do Brics em Fortaleza. O Brics é um grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil, China, Rússia, África do Sul e Índia.

Henrique Eduardo Alves (E) e outros deputados foram recebidos por Xi Jinping, em Pequim, no mês de abril.

Em Brasília, Xi Jinping deve inaugurar uma exposição fotográfica no Salão Verde da Câmara sobre as relações diplomáticas entre o Brasil e a China, que completam 40 anos em agosto. Às 15 horas, ele participará de sessão solene do Congresso, no Plenário Ulysses Guimarães, também para celebrar a diplomacia entre os dois países.

Em abril, uma comitiva de deputados, composta pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e mais seis parlamentares, esteve na China para visita oficial de sete dias a convite do governo chinês. 

Parceiro comercial

A China tornou-se em 2009 o maior parceiro comercial do Brasil, ultrapassando os Estados Unidos. Em 2013, o comércio entre os dois países somou quase US$ 90 bilhões, 5,1% a mais do que no ano anterior.

O deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI), presidente do grupo parlamentar Brasil-China, ressalta o crescimento dos acordos entre os dois países. “Já são mais de 70 tratados de relações institucionais. Em junho, por exemplo, a Câmara aprovou um de extradição, correspondente à ampliação da presença de chineses no Brasil e de brasileiros na China", citou.

Fonte: Agência Câmara