Equador reconhece políticas de desenvolvimento social no Brasil

O Brasil é um exemplo de desenvolvimento progressista com resultados positivos. "A recente visita realizada por nossa delegação equatoriana foi muito enriquecedora", disse nesta sexta-feira (18) a ministra coordenadora de Desenvolvimento Social, Cecilia Vaca.

Bolsa Família - Rede Brasil Atual

 "Esse governo e o nosso compartilham objetivos comuns orientados a garantir o cumprimento dos direitos humanos, então resultado fundamental é fortalecer as relações com vistas e alcançar as metas estipuladas", afirma.

A ministra, que fez parte da comitiva liderada pelo presidente Rafael Correa, informou que a visita serviu para conhecer experiências brasileiras em matéria de desenvolvimento, bem como assinar convênios.

Explicou que se reuniu com sua homóloga brasileira, a ministra de Desenvolvimento Social Tereza Campello, pois ambos ministérios mantêm uma colaboração técnica para o intercâmbio de mecanismos e ferramentas de trabalho.

Neste sentido, ressaltou que um dos principais avanços do Brasil se refere aos sistemas de acompanhamento dos diversos programas sociais, o que permite conhecer e analisar o impacto real que têm iniciativas como o Bolsa Família.

Em relação a esses sistemas de informação nós estamos um pouco atrasados, afirmou, e conhecer a experiência brasileira tem sido muito favorável.

Também considerou interessante a visita realizada a um parque tecnológico da cidade de São Paulo, considerado entre os mais importantes da região, o qual traça pautas a seguir pelo projeto equatoriano Yachay cidade do conhecimento.

"Eles têm conseguido uma articulação entre as empresas privadas, a academia e as empresas públicas, para alcançar o desenvolvimento científico e tecnológico com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social, daí que nós podemos nos nutrir dessas experiências, pois com Yachay buscamos promover a inovação e o desenvolvimento da capacidade humana no país para assegurar o avanço social" afirma Ceciíia.

Fonte: Prensa Latina