Juventude rural realiza encontros organizacionais entre julho e agosto

A Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg) vai realizar, nos meses de julho e agosto, uma série de encontros com o objetivo de debater com os jovens e dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais a reestruturação das comissões regionais e a ampliação das comissões municipais.

Encontro de jovens trabalhadores rurais - Reprodução

“O principal planejamento da comissão é trabalhar a organização da juventude em todo o estado e o papel das comissões regionais é fazer a articulação junto com as bases, com o objetivo de ampliar as comissões municipais nos sindicatos, para assim, criarmos uma rede”, explica a coordenadora da Comissão Estadual de Jovens, Marilene Faustino.

A coordenadora explica ainda que a principal meta é chegar às comissões municipais, porque é aí que está a base da juventude, e por isso é fundamental trabalhar essa organização. Mesmo assim, ela reconhece que atualmente é bem significativa a participação dos jovens no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Já aconteceram no Estado dois encontros regionais emTeófilo Otoni e Governador Valadares, reunindo em torno de 200 jovens e dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais das regiões do Mucuri e do Rio Doce.

Os próximos encontros acontecem nos dias 17 e 18 de julho, em Itaobim, reunindo sindicatos da região do Baixo e Médio Jequitinhonha; dia 23 em Guanhães, região do Alto Rio Doce; 30 e 31, em Turmalina, com representantes dos STRs do Alto Jequitinhonha; e por último no dia 15 de agosto, em Muriaé, Polo Regional da Zona da Mata.

Além da Coordenação Estadual de Juventude Rural, a Fetaemg atua no Estado por meio das Comissões Regionais, no total de 12 Comissões, sendo uma em cada Polo Regional.

Fonte: CTB