China lembra os 120 anos da Primeira Guerra Sino-Japonesa

Foram realizadas nesta sexta-feira (25) na China várias atividades em lembrança ao 120º aniversário da Primeira Guerra Sino-Japonesa.

Primeira guerra Sino-Japonesa - Oomoto (1894)

Há 120 anos, a Batalha de Pungdo marcou o início da batalha. Nesta sexta-feira, a frota do Mar do Norte do Exército de Libertação do Povo Chinês realizou uma série de atividades na ilha de Liugong, cidade de Weihai, incluindo o juramento de fidelidade, a sirene dos navios e a visita de luto, para relembrar da humilhação histórica. Um antigo edifício da marinha da Dinastia Qing foi reaberto ao público após a restauração.

A cidade de Weihai ainda organizou um seminário sobre os 120 anos da Primeira Guerra Sino-Japonesa entre acadêmicos da parte continental da China e de Taiwan.

Segundo o chefe do Departamento de Pesquisa de Assuntos Militares do Mundo da Academia de Ciências Militares do Exército de Libertação do Povo Chinês, Wang Weixing, a humilhação da guerra é patrimônio do povo de ambos os lados do Estreito e a proteção da propriedade ancestral é a missão comum da nação chinesa.

Fonte: Rádio Internacional da China