Chávez recuperou a independência venezuelana, afirma Alí Rodríguez

O líder venezuelano Hugo Chávez recuperou a independência plena da Venezuela e avançou para um mundo onde a distribuição equitativa é possível, afirmou nesta segunda-feira (28) o secretário da União de Nações Sul-Americanas, Alí Rodríguez.

Em uma plenária especial dentro das sessões do 3º Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela, sobre o significado de Chávez na história política contemporânea, Rodríguez realçou o legado do ex-presidente dizendo, "resgatou o sentido majestoso da pátria que tinha perdido na boca dos demagogos".

Rodríguez acrescentou que o processo desse resgate nasceram em 4 fevereiro de 1992, "que, em meio a uma derrota imediata, acendeu uma luz onde parecia reinar a escuridão, e com esse fevereiro retornaram as esperanças de nosso povo, seus sentido de orgulhosa dignidade, como nação independente e o renascimento de Simón Bolívar".

Rodríguez também destacou que o pensamento de Bolívar foi "atirado às ruas intrincadas dos bairros, das cidades e da pátria", graças a Chávez.

A plenária, celebrada no central Teatro Teresa Carreño em Caracas recebeu também o destacado escritor venezuelano Luis Britto, que em sua intervenção destacou a transformação política, social e econômica que viveu Venezuela nos últimos 14 anos.

"Tivemos o florescimento da esperança de nossa vida, à qual não renunciaremos nunca, graças à revolução que liderou Chávez", acrescentou.

A Conferência, moderada pelo ex-ministro de Cultura, Pedro Calzadilla, também tem como palestrantes o poeta e redator do preâmbulo da Constituição de Venezuela, Gustavo Pereira, e ao embaixador do país na Itália, Isaías Rodríguez.

Fonte: Prensa Latina