José Reinaldo: Mercosul avança com a liderança venezuelana

Em sua coluna Ponto de Vista, o editor do Portal Vermelho, José Reinaldo, fala sobre a realização nesta terça-feira (29) da 46ª Reunião de Cúpula de chefes de Estado e de Governo do Mercosul, ocasião em que a Venezuela transmite à Argentina a presidência rotativa do bloco. “A gestão venezuelana foi repleta de êxitos, destacando-se o impulso às relações estratégicas com outros organismos internacionais da região”, disse.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

mercosul

“O Mercosul se aproximou de outros blocos, nomeadamente o Brics e consolidou relações com as duas grandes potências desse agrupamento fora das Américas – a China e a Rússia”, falou o editor.

“O principal objetivo da presidência temporária exercida pela Venezuela foi promover o estabelecimento de uma zona econômica complementar, constituída pelos países membros da Aliança Bolivariana para os povos de Nossa América (Alba), da Comunidade do Caribe (Caricom), do Mercosul e Petrocaribe”, contou.

“A gestão venezuelana teve como preocupação permanente a promoção da igualdade e da justiça, com iniciativas para o desenvolvimento das comunidades indígenas e o impulso ao chamado Mercosul Operário, com vistas a avançar no intercâmbio de conhecimentos e de experiências produtivas, na integração da classe operária, no incentivo à profissionalização e especialização em conhecimentos científicos dos trabalhadores”, destacou Reinaldo.

Ouça a coluna na íntegra na Rádio Vermelho: