Trabalhadores do Estaleiro Ilha, no Rio, realizam assembleia

Centenas de trabalhadores do Estaleiro Ilha S.A. se reuniram com o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-RJ), em assembleia, na manhã desta segunda-feira (28) na porta do estaleiro. A atividade contou com a presença de representantes do Fórum Nacional da Indústria Naval, de parlamentares e do sindicato dos marítimos.

Trabalhadores do estaleiro Ilha no Rio - Reprodução

Os trabalhadores foram surpreendidos com uma forte presença policial, que mobilizou oito veículos, dois caminhões e membros do seu batalhão de choque em uma presença numérica e belicamente desproporcional para uma pacífica reunião de trabalhadores.

O presidente do Sindimetal-RJ, Alex Santos, atualizou os trabalhadores sobre reuniões realizadas entre o período da passeata da Candelária e a assembleia desta segunda. Alex informou que a empresa entrou em contato e disse que até esta terça-feira (29) seria depositado o cartão alimentação e até o quinto dia útil do mês seriam normalizados os salários.

O presidente reafirmou que o sindicato não tem nenhuma ligação com essa declaração da empresa e afirmou que a entidade está à disposição dos trabalhadores para as medidas cabíveis, ressaltando que "o sindicato vai mover duas ações diretas. Uma ação coletiva contra o estaleiro para resguardar salários, 1/3 de férias, cartão e tudo que está atrasado referente à vida dos trabalhadores. Inclusive a questão da PLR. A outra ação será a partir de quarta-feira (30), quando o sindicato irá disponibilizar aos trabalhadores que assim desejarem seu departamento jurídico para iniciar uma ação de rescisão indireta", reforçou.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) se colocou ao lado dos trabalhadores “para o que der” e fez duras críticas ao governo do estado, omisso, segundo ela, em uma crise que atinge a maior indústria do Rio de Janeiro.

De acordo com a parlamentar, "nós não podemos admitir que se fechem plantas industriais no estado do Rio de Janeiro. Não consigo entender a omissão do governo do estado que disse não saber de uma crise que atinge a principal indústria do Rio de Janeiro. Depois de tudo que se fez para essa indústria se reerguer. Depois de tudo que foi feito no governo Lula e no governo Dilma para elevar essa indústria e só na sexta-feira, depois de meses de crise, que o governo do estado toma conhecimento do que acontece?" questionou.

Durante a assembleia foi eleita uma comissão de trabalhadores que, junto com a direção do sindicato, se reuniu na sede do Sindimetal-RJ para debater as próximas ações da luta. Essa comissão e a direção do Sindimetal-RJ irão realizar uma reunião ampliada, aberta ao conjunto dos trabalhadores na próxima quarta-feira (30).

Fonte: CTB