Congresso histórico da Fetag-BA reúne centenas de trabalhadores rurais

Reunindo mais de 700 delegados, começou na segunda-feira (28), em Salvador, o 8 º Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores em Agricultura da Bahia (Fetag-BA).

8 Congresso Fetag BA - Fetag-BA

Na abertura, o evento mostrou sua importância, reunindo o governador da Bahia, Jaques Wagner; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; o presidente da Contag, Alberto Broch; além de secretários de Estado e diversas outras lideranças sindicais e políticas. O encontro encerra nesta quarta-feira (30), no Hotel Sol Atlântico.

“Vamos fazer um grande debate. Vamos tirar daqui as diretrizes da nossa atuação nos próximos quatro anos. Nosso objetivo é fortalecer a Fetag e trazer avanços importantes para a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo”, afirmou o presidente da Fetag Bahia, Claudio Bastos.
 
Mais de 700 delegados de todo o Estado
Os 700 delegados foram eleitos em plenárias realizadas em 410 municípios baianos. A participação expressiva das mulheres é um dos destaques do encontro, que conta com 42% de delegadas, reforçando a importância das trabalhadoras rurais na agricultura familiar. Um dos símbolos desta luta é Zefinha, uma histórica militante do movimento dos trabalhadores rurais no estado.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, e o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, também participaram da abertura do Congresso. Araújo falou sobre o momento econômico, social e político que o Brasil está vivendo, lembrando a importância da mobilização dos trabalhadores rurais em defesa de um projeto de país que favoreça a inclusão social e o desenvolvimento de políticas que beneficiem a todos os brasileiros.
 
Aurino Pedreira ressaltou a importância da Fetag para a CTB que tem nos sindicatos e trabalhadores rurais sua maior força. “A maioria dos sindicatos rurais do país é filiada à CTB. Por isso, nós entendemos a importância de lutar por uma reforma agrária, que inclua não apenas a garantia de terra para os trabalhadores rurais, mas também mais investimentos em assistência técnica, financiamento para a produção, água, luz e todos os mecanismos necessários para garantir maior qualidade de vida para a mulher e o homem do campo. Toda grande nação se desenvolveu após a reforma agrária e o Brasil precisa fazer o mesmo”, disse.
 
50 anos

Nesta quarta-feira (30) acontece a plenária final do Congresso, que também celebra o aniversário de 50 anos da entidade. A plenária também deve eleger a nova diretoria da entidade.

“Este é o maior evento de trabalhadores e trabalhadoras rurais realizado no nosso estado. O debate se dá em torno de dez comissões, levando em conta a organização da juventude, das mulheres, da terceira idade, entre outros temas como a reforma agrária, a questão ambiental e a sucessão rural”, enfatizou o presidente Claudio Bastos.

Fonte: CTB-BA