Portal lista últimos episódios de violações de direitos no Ocidente

Em Estrasburgo, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem decidiu condenar a Polônia por ter permitido a instalação de prisões clandestinas da Agência Central de Inteligência estadunidense (CIA) para detenção e tortura de supostos “terroristas” capturados pelas tropas dos EUA nas várias guerras que promovem pelo mundo.

Grécia - Jornalistas sem Fronteiras

Alguns dos detidos torturados na Polônia e também em outros países da União Europeia, como a Lituânia, a Estônia e a Romênia, continuam agora em Guantânamo, campo de concentração criado por Washington em território ocupado de Cuba, que Barack Obama prometeu fechar, sem se manifestar agora disponível para cumprir a promessa.

Na Grécia, uma mulher tetraplégica que vivia com respiração assistida na ilha de Creta faleceu uma hora depois de lhe ter sido cortado o abastecimento de energia elétrica por falta de pagamento. Num país onde a troika de credores internacionais (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) e o seu governo fizeram subir o desemprego de 12 para 27%, são 350 mil as famílias que anualmente se vêm obrigadas a deixar de pagar água ou luz por falta de recursos.

É elevado o número de vítimas mortais provocado pela política governamental aplicada por imposição das instituições europeias e que se traduz em sanções econômicas às populações dos países sob intervenção, sob pretexto de liquidar dívidas públicas que continuam a crescer.

Joseph Wood, um condenado à morte nos Estados Unidos, demorou duas horas a falecer depois de lhe ter sido ministrada a injeção letal para o executar. Os advogados de defesa falam de uma longa agonia de mais de uma hora de sofrimento em agonia quando o método é o escolhido por ser supostamente indolor e rápido.

Depois de países da União Europeia terem deixado de fornecer substâncias que os Estados Unidos usam para assassinar legalmente os seus cidadãos, as autoridades deste país têm recorrido a produtos que se revelam impróprios, provocando situações de enorme sofrimento nos condenados e violando os termos constitucionais que vedam a aplicação de crueldade e tortura nas execuções.

A União Europeia assumiu uma posição de apoio à matança que Israel está comentendo na Faixa de Gaza ao comentar os acontecimentos sublinhando o “direito de defesa de Israel” e condenando o lançamento de foguetes pela resistência palestina. Segundo Bruxelas, posições diferentes desta “não são equilibradas”.

Fonte: Jornalistas sem Fronteiras