Bolívia considera Israel Estado terrorista e revoga acordo de vistos

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou após reunião de gabinete realizada nesta quarta-feira (30), que decidiu revogar um acordo estabelecido com Israel em 1972, pelo qual os cidadãos israelenses podiam ingressar no país sul-americano sem necessidade de visto.

Evo Morales com a bandeira da Palestina - Sebastian Baryli

“O Estado boliviano e o povo tomamos a firme decisão de revogar o acordo sobre vistos com Israel, de 17 de agosto de 1972, firmado sob o regime ditatorial da Bolívia e que permitia aos cidadãos israelenses ingressar no país livremente, sem sequer precisar de visto. A partir de agora, Israel passa ao grupo de países 3”, informou.

”Ir para a lista 3 significa, em outras palavras, que estamos declarando Israel um Estado terrorista”, disse, depois de justificar a decisão. “Lamentavelmente, o governo de Israel não respeita as convenções internacionais e os direitos humanos”, completou.

Agora, de acordo com Morales, a entrada de israelenses no país será feita por meio consulta prévia à Direção Nacional de Migração, que irá avaliar a pertinência e a justificativa de seus ingressos.

Fonte: Revista Fórum