CTB promove atividades no Dia de Ação Continental do Esna

As seções estaduais da CTB promovem, neste 1º de agosto – Dia de Ação Continental do Esna –, diversas atividades em defesa da Revolução Bolivariana, da paz na Colômbia e em apoio ao povo palestino que, desde o dia 7 de julho, está sendo massacrado por Israel, a ofensiva militar já deixou quase 2 mil mortos.

Día de la Pachamama - Reprodução

A data escolhida é em alusão ao dia da Pachamama, a Mãe Terra, que para os povos originários andinos é considerada como a divindade que deu o dom da vida. Para os Guaranis “A terra é nossa mãe, nossa vida e nossa liberdade”.

A ocasião é comemorada em todo o continente. Na Bolívia, o presidente Evo Morales promulgou a Lei Mãe Terra e Desenvolvimento Integral para o Bem Viver, em 2013, visando garantir direitos à natureza e o bem-estar da população em harmonia com a terra.

Aproveitando as celebrações em toda a América Latina, durante a última edição do Encontro Sindical Nossa América (Esna), realizado em Havana, ficou determinado que o 1º de agosto será dedicado à ação continental da organização.

No Brasil, a CTB convocou seus sindicatos e entidades filiadas para realizar ações em defesa da classe trabalhadora internacional. A seção estadual da central sindical em Minas Gerais realizou dois dias de atividades.

Na quarta-feira (30), o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, visitou o Sinpro-Minas (Sindicato dos Professores de Minas Gerais) e depois seguiu para o Sindicato dos Jornalistas, onde concedeu uma coletiva de imprensa e realizou um debate sobre a situação de seu país.

Dando continuidade às atividades, segundo informou o presidente da CTB-MG, Marcelino Rocha, na quinta-feira (31), os trabalhadores da indústria saíram as ruas em apoio às lutas no continente. Após a marcha eles entregaram sua pauta na Federação das Indústrias. Já a CTB-BA participou de uma marcha, na última quarta-feira (30), em defesa da paz na palestina.

A CTB-GO promoveu, na manhã desta sexta-feira (1), uma marcha na Praça dos Bandeirantes, região central de Goiânia. No Rio de Janeiro será realizado um seminário que contará com a presença do secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, do secretário-geral da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) e de um representante do movimento social e político colombiano Marcha Patriótica. O evento começa às 18 horas, no Sindicato dos Correios.

“A CTB considera muito importante a agenda internacional, particularmente, neste momento de violência e agressão contra o povo palestino”, disse o presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite. Para ele o fato do Esna ter definido este dia de lutas fortalecerá a integração latino-americana e caribenha.

Fonte: CTB