"Precisamos de urgentes reformas democráticas", afirma Luciana Santos

Dando sequência à serie “Eleições PCdoB-2014”, o Portal Vermelho chega em Pernambuco e conversa com a deputada federal e vice presidenta do PCdoB, Luciana Santos. A dirigente comunista expõe seu histórico no movimento social e trajetória política.

Laís Gouveia, da redação do Vermelho

Luciana Santos - Reprodução

Lutas

Luciana começou sua militância no movimento estudantil universitário. Foi vice-presidente da UNE, deputada estadual, prefeita de Olinda por dois mandatos consecutivos, secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Em seu primeiro mandato como deputada federal, destacou-se por ser a única mulher entre os parlamentares pernambucanos no Congresso Nacional. É relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Infantil e presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura do Congresso Nacional, que articula parlamentares e representantes da sociedade civil e dos movimentos culturais na luta pela aprovação de projetos de interesse da Cultura. Participou, ainda, da coordenação da Frente Parlamentar pelo Direito à Comunicação e a Liberdade de Expressão (FrenteCom).

Dilma é avanço

A dirigente comunista afirma que Dilma Rousseff tem promovido avanços importantes para o país o povo. “Considero que no atual mandato o governo melhorou e aprofundou o caminho que foi iniciado com a eleição do ex-presidente Lula, em 2002. A presidenta reafirmou sua liderança no processo político brasileiro e tomou decisões arrojadas na política macroeconômica, além de se posicionar firmemente no cenário internacional e na diplomacia. Destaco sua postura no enfrentamento econômico em relação aos lucros dos bancos e o protagonismo e empenho para o sucesso do grupo de países em desenvolvimento conhecido como o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). No cenário nacional, medidas como aprovação de investimentos de 10% do PIB para a educação e programas emergenciais como o Mais Médicos também denotam que há preocupação com a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro em curto, médio e longo prazo.”

Intensificar as mudanças

Em relação aos desafios a serem enfrentados, a deputada diz que a intensificação das mudanças é fundamental para o sucesso do projeto de país do campo da esquerda progressista “Apontamos a urgência de enfrentarmos reformas democráticas que possibilitem alterações mais profundas na estrutura social. Em particular, destaco a importância de realizar uma reforma política democrática que aperfeiçoe a democracia partidária enfrente a corrupção e o financiamento das campanhas eleitorais, valorize os partidos e seus programas e garanta iguais condições na disputa. Também precisamos enfrentar o debate sobre a regulação dos meios de comunicação, na perspectiva de realmente garantir o direito do povo à comunicação e à informação”.

Campanhas nas ruas

Segundo Luciana, a meta do Partido no estado é manter a bancada federal comunista “com as reeleições de minha candidatura e a do deputado Carlos Eduardo Cadoca e eleger deputados estaduais, prioritariamente o nosso ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja. Nesse cenário nossos desafios envolvem, ainda, a reeleição da presidenta Dilma e o aprofundamento do projeto democrático de governo que se iniciou com o Governo Lula e, em nosso estado, dando continuidade ao projeto de desenvolvimento em curso, elegendo Paulo Câmara”.

"Em Pernambuco acompanhamos a decisão nacional do PCdoB a favor da reeleição de Dilma, um governo que tem lutado para enfrentar a crise capitalista em curso no mundo inteiro, tanto do ponto de vista da manutenção dos altos índices de emprego quanto da geração de renda, assim como no avanço tecnológico e da inovação. As forças progressistas implementaram este mesmo projeto de desenvolvimento no estado, que continuará merecendo o apoio do  PCdoB ", conclui.