Urariano Mota: Ariano Suassuna, escritor socialista

Em sua coluna Prosa, Poesia e Política, Urariano Mota, escritor e jornalista pernambucano apresenta o lado político de Ariano Suassuna. “Chamar Ariano Suassuna de "escritor socialista" significa dizer que ele declarou, em mais de uma oportunidade, de modo público, que acreditava no socialismo”, contou.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

ariano suassuna radio - Cristiano Mariz

“Em pesquisa rápida, peguei um depoimento escrito por Ariano Suassuna sobre o que é ser de esquerda. Copio de um depoimento seu da página do MST: ‘De esquerda eram também os apóstolos que estabeleceram a primeira comunidade cristã, em bases muito parecidas com as do pré-socialismo organizado em Canudos por Antônio Conselheiro. Para demonstrar isso, basta comparar o texto de são Lucas, nos ‘Atos dos Apóstolos’, com o de Euclydes da Cunha em ‘Os Sertões’’”, disse Urariano .

“Que definição clara e simples: a esquerda luta para manter a soberania nacional e pela justiça. A direita, pela eficácia do lucro. Com tais ideias, como Ariano Suassuna poderia não ser um escritor socialista?”, concluiu o escritor.

Escute a coluna na íntegra na Rádio Vermelho: