Padilha anuncia escola pública de tempo integral

Em caminhada neste sábado (2) ao lado da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e de moradores de São Mateus, na zona leste de São Paulo, o candidato da coligação Para Mudar de Verdade (PT/PCdoB/PR) defendeu a criação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) para atender mais de 500 mil alunos dos últimos anos do fundamental e do ensino médio

Caminhada em São Mateus

“O atual governo de São Paulo não tem planejamento. Há 20 anos, os problemas do Estado não mudam e não existe compromisso com o povo. Temos a chance de modificar essa realidade. Precisamos de alguém comprometido com povo do nosso Estado, como é Alexandre Padilha”, afirmou a ministra da Cultura, Marta Suplicy, em discurso durante a caminhada ao lado do candidato ao governo de São Paulo pela coligação “Para Mudar de Verdade” (PT/PCdoB/PR) no bairro de São Mateus, zona leste da capital.

Ela lembrou que o candidato fez a diferença nos governos do PT. “Precisamos de uma pessoa com a estatura do Padilha, que foi um ministro excepcional no governo do Lula e no governo da Dilma e que muito nos orgulha”, completou.

Idealizadora dos CEUs (Centros Educacionais Unificados), construídos durante sua gestão na Prefeitura de São Paulo, Marta estava ao lado de Alexandre Padilha quando o candidato anunciou que seu governo terá o compromisso de oferecer educação em tempo integral, de qualidade, na rede estadual de ensino.

Para dar continuidade a este projeto vencedor de Marta, ele irá criar os CEUs da Juventude. “As crianças saem dos CEUs que a Marta construiu e vão para as escolas do Estado. É quando os pais ficam preocupados, porque sabem que seu filho não terá mais a mesma qualidade no ensino”, disse.

“Por isso, eu quero ser governador para construir os CEUs da Juventude. E vamos fazer como a Marta, levar os CEUs para as regiões mais carentes do Estado, onde as crianças e os jovens mais precisam”, declarou Padilha.

O candidato afirmou que a meta é construir mil unidades que irão atender mais de 500 mil alunos dos últimos anos do fundamental (6º a 9º ano) e do ensino médio no Estado.

“Uma parte dessas unidades virá de reforma de escolas já existentes e outra, da construção de novos centros unificados. Nesses CEUs teremos cultura, esporte e saúde. Os professores terão dedicação exclusiva, em tempo integral, com maior remuneração. Além disso, criaremos, no Ensino Médio, a mesma modalidade que existe nas universidades: o programa Ciência Sem Fronteiras, em que os jovens com bom desempenho escolar terão a oportunidade de receber bolsas de estudos em escolas de outros países”, explicou Padilha ao ser indagado sobre o projeto, durante entrevista coletiva.

Padilha também lembrou que o CEU do Jardim da Conquista foi erguido, na gestão de Marta, em um terreno onde existia um cemitério clandestino, o que transformou a realidade dos moradores da região.

Em conversa com o comerciante Antônio Laurentino, Padilha conheceu de perto essa transformação. Ele entregou um livro, intitulado Jardim da Conquista – O Canto Poético, para Padilha.

“Eu que escrevi uma poesia que está aí. Eu tinha essa poesia só na minha cabeça. Mas eu consegui estudar à noite no CEU, no curso de alfabetização, e aprendi a ler e escrever”, contou, orgulhoso, o comerciante.

Alexandre Padilha folheou o livro e parou na página em que estava impressa a poesia de Laurentino. Em seguida, o candidato leu em voz alta a poesia À minha linda Assaré, que, em verso, relata a saudade que Laurentino sente da terra natal, a mesma de um dos mais famosos poetas populares do Brasil, Patativa do Assaré.

CEU da Juventude

Uma das principais iniciativas do governo de Alexandre Padilha será instalar em quatro anos mil unidades do CEU da Juventude. As unidades serão levadas a populações em situação de maior vulnerabilidade que vivem nas pequenas cidades e bairros periféricos de grandes centros. E também a cidades que receberam presídios dos governos do PSDB, como forma de compensação e estímulo para o desenvolvimento por meio da educação.

Os CEUs da Juventude terão ensino em tempo integral com, no mínimo, sete horas de aula por dia. Além das aulas, biblioteca, esporte, saúde, acessibilidade para pessoas com deficiência, os equipamentos terão também qualificação profissional, centro de língua estrangeira, estúdio multimídia com banda larga, professor tutor para orientação do aluno, inclusive sobre mercado de trabalho e empreendedorismo. E estas unidades serão visitadas por postos móveis do Poupatempo, para que os alunos possam tirar documentos de identidade ou mesmo a sua primeira carteira de trabalho.

Os professores dos CEUs da Juventude terão dedicação exclusiva, com remuneração diferenciada. O governo Padilha incentivará para que professores com mais titulação sejam contratados para essas escolas, à semelhança do que fez a Coréia do Sul na largada da sua revolução no ensino.

Projetos inovadores que integrarão a rede estadual de ensino de São Paulo também farão parte dos CEUs da Juventude, como o programa de intercâmbio internacional para que os melhores alunos possam ter a experiência de estudar por seis meses em escolas da Europa ou dos Estados Unidos.

Do Portal Vermelho, com informações da assessoria de imprensa de Alexandre Padilha