Série de cartazes políticos revela "época de ouro" do design cubano

Em 1966 é criada, em Cuba, a Organização de Solidariedade aos Povos da Ásia, África, e América Latina (Ospaaal). Liderada por Che Guevara e por Mehdi Ben-Barka, a organização se opunha à globalização neoliberal, mas propunha a unidade entre as lutas destes três continentes. Dois anos depois da fundação, a Ospaaal lançou a Revista Tricontinental, contendo pôsteres que ficaram famosos por promoverem a causa e, principalmente, por revelar a “época de ouro" do design cubano.

Cartazes políticos revelam "época de ouro" do design cubano - Montagem/ Reprodução

Com uma intenção internacionalista, os cartazes tinham mensagens escritas em espanhol, francês, inglês e árabe. Eram dobrados e grampeados nas páginas da Revista Tricontinental e distribuído para vários países.

Desde a sua criação, o organismo realiza vários fóruns internacionais nos quais são analisadas as questões da sociedade internacionalista: o Saara, o conflito israelense-palestino, os problemas do Mediterrâneo, a nova ordem mundial após a queda do Muro de Berlim, a migração, Cuba, o processo de paz na Colômbia, entre outros. Estes fóruns têm tido participantes como Espanha, Cuba, República Dominicana, Colômbia, Equador, Venezuela, Israel, Palestina, Saara Ocidental, França, China, Mauritânia, Alemanha, Itália, Angola, Holanda, Argélia, Bélgica, Índia, Filipinas, Polônia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Portugal, Egito e Grécia.

A Primeira Conferência Tricontinental se desenvolveu no contexto de ascensão da luta dos povos dos países subdesenvolvidos contra a dominação colonial. Aconteceu sob o impulso e exemplo de resistência anti-imperialista do triunfo da Revolução Cubana, que, na época, celebrava seu 7º aniversário. A Conferência reuniu 512 delegados e 270 convidados e observadores de 82 países.

Por volta de 1980, a Ospaal enfrentou dificuldades financeiras e a falta de tinta, o que forçou a paralisação da produção dos pôsteres. Eles voltaram a ser distribuídos somente na década de 2000.

Ao longo dos mais de 45 anos de trajetória, segundo o texto institucional do site da Ospaaal, a Organização “mantêm vivos os objetivos e princípios fundamentais” e segue “definindo prioridades de acordo com a evolução dos acontecimentos internacionais e urgências solidárias dos povos”.

Atualmente, a Ospaal sustenta estreitas relações de intercâmbio e colaboração com as forças políticas, dentre elas, as que integram o Foro de São Paulo.

Os artigos produzidos pela Revista Tricontinental e alguns dos cartazes estão disponíveis no site da Ospaal.

Veja abaixo alguns dos cartazes produzidos em Cuba:

Alfredo Rostgaard, 1968

Rafael Zarsa, 1969


Alfredo Rostgaard, 1970



Faustino Perez, 1968


Ernesto Padrón, 1971

Berta Abelenda

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Ospaaal e do site IdeiaFixa