Animais de rua podem ser atendidos por Centro de Bem-Estar Animal

Comissão de Controle e Proteção de Animais Domésticos
Minuta sugere oito projetos e criação de Centro de Bem-Estar Animal


A comissão formada por representantes da Secretaria de Saúde, Comunicação, Agricultura, e a ONG CON ANIMAL realizou, nesta quarta-feira, 06, a primeira reunião de elaboração do plano de ação conjunto para efetuar um trabalho de controle e proteção da população de animais de rua, principalmente cães e gatos. O vereador Vilmar Comassetto (PCdoB), autor da indicação sobre o tema na Câmara de Vereadores, em conjunto com a CON ANIMAL, apresentou uma minuta do plano de ação que prevê a realização de vários projetos para sua efetivação. “Após as discussões, a Comissão decidiu pela execução de oito projetos que prevêem ações de conscientização da população, cadastramento de animais, chipagem eletrônica, castração, adoção responsável, pesquisa e estudos para uma proposta de implantação de um Centro de Bem-Estar Animal”, detalhou. 

O vereador disse que uma das inovações do Plano de Ação é a proposta de criação do Centro de Bem-Estar Animal como condição básica para uma solução eficaz dos problemas que envolvem os animais domésticos que sofrem abandono e maus tratos em Concórdia. Ele lembrou que espaços como este não podem ser confundidos com alguns Centros de Zoonoses existentes no país que acabam se transformando em depósitos de animais. “Os Centros de Bem-Estar Animal são diferentes. Eles são espaços transitórios onde os animais ficam um determinado tempo, sua saúde é recuperada, feita a castração e depois são doados ou postos em liberdade no seu local de origem”, explicou.

Os trabalhos da Comissão são coordenados pela prefeitura municipal através do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. O envolvimento da Secretaria de Saúde nesse processo é de grande importância na medida em que o controle populacional dos animais de estimação ajuda a minimizar o risco de ocorrência de doenças transmitidas aos seres humanos.

*Assessoria do Mandato