Cubanos que lutaram contra terrorismo dos EUA recebem Prêmio Mandela

Os cinco cubanos – que ficaram mundialmente famosos após serem presos nos Estados Unidos, acusados de conspiração e espionagem, enquanto tentavam coibir práticas terroristas perpetradas por grupos anticastristas em Miami – receberam o Prêmio Nelson Mandela em Havana. Eles forma os primeiros a receberem tal honraria, entregue pela Fundação Geller, da Filadélfia, depois da morte do líder sul-africano. 

Cubanos que lutaram contra terrorismo dos EUA recebem Prêmio - Granma

Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando e René González, formam o grupo “Os Cinco” – como são chamados em Cuba. Eles trabalhavam como agentes da Rede Vespa, um seleto grupo de infiltrados que combatia os atos terroristas contra a ilha, dirgida por Fidel Castro na época. Por sua lealdade à pátria, “Os Cinco” ganharam o título de Heróis da República de Cuba.

O Prêmio foi entregue pela diretora do Centro de Estudos Cubanos em Nova York, Sandra Levinson, quem destacou que a distinção se concede a aqueles que melhor exemplifiquem o legado de Nelson Mandela.

Leia também:
Jornada internacional clama pela liberdade dos Heróis de Cuba
"O sacrifício foi pela vida", diz herói cubano preso nos EUA
Famosos apoiam jornada pela liberdade de cubanos presos nos EUA

Durante o ato, efetuado na sede do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap), Fernando González, manifestou sentir-se honrado por tal distinção e disse que o aceitavam como compromisso para trazer à pátria os três irmãos antiterroristas que ainda estão presos nos Estados Unidos.

Fernando González foi libertado no dia 27 de fevereiro, depois de passar 15 anos preso nos EUA. René González também cumpriu 15 anos de prisão (totalidade de sua pena), está em liberdade e de volta a Cuba. Os outros três agentes, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero, seguem cumprindo pena em Miami.

O também vice-presidente do Icap anunciou que o importe monetário seria entregue ao Comitê Internacional pela Libertação dos Cinco.

“Quero começar por agradecer aos norte-americanos que nos acompanham”, disse em sua intervenção, René. “Eu creio que eles representam um futuro inevitável” .

“O futuro da aproximação, da afeição entre dois povos que são vizinhos e que têm estado separados por muito tempo, produto de uma política agressiva que tem tentado afogar Cuba e não tem podido”, argumentou.

O antiterrorista cubano chamou a lutar para que se mantenha o legado real da vida de Mandela. "Temos que continuar lutando contra todas as injustiças que ainda existem", afirmou, e pôs o exemplo dos crimes que se cometem em Gaza.

René González agradeceu o prêmio, não só em nome dos "Cinco" senão do povo de Cuba, que acompanhou o líder sul-africano quando era mais difícil e que continua acompanhando sua memória. 

Da redação do Portal Vermelho,
Com  informações do jornal Granma