Lula repudia manipulação da grande mídia e pede reforma política

Durante ato das Centrais, nesta quinta-feira (7), o ex-presidente Lula fez uma crítica à cobertura da grande imprensa nas eleições e ressaltou a necessidade urgente de uma reforma política.

Do Portal Vermelho, Dayane Santos

Dilma e Lula com Centrais - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

“Fui vitima de todas as sacanagens que vocês possam imaginar. Mas tem coisa que fica insuportável. A Dilma tem vários adversários, mas eles decidiram que só vão colocar na televisão, no principal jornal do país, os candidatos que tiverem acima de 6% e não os pequenos. E por quê? Como estão fazendo uma campanha de criticar o governo de manhã, de tarde e de noite querem fazer os adversários crescerem”.

Leia mais:
"Não fui eleita para arrochar salários”, diz Dilma em ato das Centrais

Padilha

“Mas aqui em São Paulo a sacanagem é tamanha que decidiram só colocar na televisão os candidatos que tiverem acima de 10%, para tirar o Padilha da televisão”, completou o ex-presidente, apontando a necessidade uma reforma política. “Temos que ter uma Constituinte exclusiva para fazer essa reforma. E que aqueles que forem eleitos para essa Constituinte não poderão ser candidatos nas eleições, pelo menos por um tempo.”

O ex-presidente lembrou que esse tipo de manobra da imprensa é recorrente nos meios de comunicação. “Quando fui candidato, em 1994, eles aprovaram uma lei para tirar as imagens externas de campanha da televisão. E fizeram mais, reduziram o mandato de 5 para quatro anos com medo que eu ganhasse as eleições. Dois anos depois eles autorizaram a exibição de imagens externas, porque que quem ganhou as eleições foram eles”.

Assinaturas

Lula pediu para que os sindicalistas apoiassem a campanha de recolhimento de assinaturas pela reforma. “Precisamos reforçar essa campanha para que no ano que vem possamos fazer um trabalho muito grande de valorização da política nesse país. Sem essa reforma não haverá nenhuma outra reforma”, enfatizou.

Sobre a oposição, Lula alfinetou: “Enquanto eles vivem prometendo construir um futuro que eles nem sabem qual é. Enquanto vivem prometendo um mundo melhor que eles nem sabem o que é. Nós temos orgulho de dizer: o futuro que queremos e que os nossos adversários deveriam reivindicar é a reeleição da companheira Dilma para a Presidência da República para dar continuidade à obra extraordinária que ela está fazendo”.