Bogotá: 350 líderes se reúnem para discutir futuro global na Rio+20

Desde o domingo (10) e até terça-feira (12), Bogotá sedia a cúpula da ONU Rio+20, que reúne 350 líderes mundiais para discutir a construção de um futuro sustentável, com novas medidas para lutar contra a mudança climática, melhorar a mobilidade e reduzir a pobreza.

Rio + 20 em Bogotá - Divulgação

A capital colombiana foi designada pela ONU para abrigar o evento em função de seu compromisso com a mudança climática e o desenvolvimento sustentável nos últimos anos. Bogotá lidera projetos de transporte sustentável como os Táxis Elétricos e a frota de ônibus híbridos da Transmilenio (sistema em massa de transporte da cidade).

Leia também:
Reunião da Rio+20 em Bogotá analisa desenvolvimento sustentável

As Nações Unidas decidiram em 2012 realizar a Rio+20 no Rio de Janeiro para retomar a discussão sobre crescimento sustentável e do evento surgiu o documento "O futuro que queremos", que será aperfeiçoado neste ano, em Bogotá.

Os temas centrais das reuniões serão o crescimento baseado em uma "economia ecológica" que permita "conseguir o desenvolvimento sustentável e tirar o povo da pobreza, e melhorar a coordenação internacional para o desenvolvimento sustentável", segundo destaca a própria ONU em seu site.

"Trata-se de uma oportunidade histórica para definir as vias rumo a um futuro sustentável, um futuro com mais empregos, mais energia limpa, uma maior segurança e um nível de vida digno para todos", diz o organismo internacional.

Entre os presentes no evento deste ano, a agência de notícias EFE destaca o acadêmico Boyd Cohen (Cidades Inteligentes), o secretário-geral do conselho Internacional para as iniciativas Ambientais locais (Iclei), Gino Van Begin, e o prefeito de Quito, Manuel Puertas.

A Cúpula da Terra, a ECO-92 (também organizada no Rio de Janeiro), em 1992, foi a precursora da iniciativa Rio+20.

A ONU ressalta que mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade, ou que mais de um terço de todas as espécies conhecidas poderiam se extinguir se a mudança climática continuar sem controle, dois argumentos de peso para realizar a reunião.

Com informações da agência EFE