Cinema brasileiro tem destaque em Festival na Suíça

Com apoio da Ancine, o cinema brasileiro terá participação destacada na 67ª edição do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça. O longa-metragem "Ventos de Agosto", novo trabalho do diretor Gabriel Mascaro, foi selecionado para a Competição Internacional Principal e está na disputa pelo Leopardo de Ouro, principal prêmio do evento.

Cena do filme Ventos de Agosto - Reprodução

O Brasil tem ainda representantes nas competições Cineastas do Presente, Leopardos do Amanhã e Sinais de Vida, além de membros nos júris oficiais, títulos em mostras não competitivas e uma seção exclusiva dedicada ao cinema brasileiro, a Carte Blanche, nos Dias de Indústria, área de mercado que acontece em concomitância com o festival. O diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, e o assessor internacional da Agência, Eduardo Valente, também estarão presentes, representando a Agência e fornecendo suporte à comitiva brasileira no evento.

O filme de Gabriel Mascaro foi assistido pela primeira vez pelo representante do comitê de seleção de Locarno, Sergio Fant, na quinta edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, em maio, no Museu da Imagem e do Som – MIS, na capital paulista. Na ocasião, o longa tinha o título provisório de "Além Mar".

Na competição Cineastas do Presente, reservada a primeiros ou segundos filmes de seus realizadores, o festival programou a coprodução com o Uruguai "Os Inimigos da Dor / Los Enemigos del Dolor", de Arauco Hernández. O filme foi um dos contemplados pelo Edital de Coprodução Brasil-Uruguai em 2012, realizado pela Ancine em parceria com o Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai – Icau. O Brasil terá ainda o curta-metragem "O Bom Comportamento", de Eva Randolph, na competição Leopardos do Amanhã, e o longa "Com os Punhos Cerrados", de Pedro Diógenes, Ricardo Pretti e Luiz Pretti, na nova seção Sinais de Vida.

Dias de indústria tem mostra dedicada ao cinema brasileiro

O Festival de Cinema de Locarno promoveu ainda os Dias da Indústria, espaço para troca de experiências entre profissionais do mercado. Este ano, uma de suas seções, a Carte Blanche, terá edição especial com foco dedicado ao cinema brasileiro, em uma parceria do festival com o Programa Cinema do Brasil. Sete longas-metragens brasileiros em fase de pós-produção serão apresentados a potenciais parceiros, como gestores de fundos de investimento, programadores de festivais e agentes de vendas.

Entre as 45 produções inscritas, foram selecionados para exibição os filmes "Aspirantes", de Ives Rosenfeld; "Beco", de Camilo Cavalcante; "Nise da Silveira", de Roberto Berliner; "O Touro", de Larissa Figueiredo; "Oração do Amor Selvagem", de Chico Faganello; "Ponto Zero", de José Pedro Goulart; e "Que Horas Ela Volta", de Anna Muylaert. Um dos sete longas-metragens será premiado com 10 mil francos suíços (cerca de 25 mil reais) para ajuda na finalização.

Fonte: Ancine