Liga Árabe repudia agressão a Faixa de Gaza

O repúdio às agressões de Israel na Faixa de Gaza foram o destaque do encontro de emergência realizado nesta segunda-feira (11) pela Liga Árabe, em que também foi valorizado o papel do Egito como mediador da questão.

Reunião da Liga Árabe na cidade do Cairo

O organismo regional solicitou ao Egito que dê continuidade às ações para consolidar a trégua de três dias em vigor, para que se obtenha um acordo de cessar-fogo duradouro.

"Israel e Palestina poderão chegar a um acordo definitivo para por um fim à agressão em Gaza e ao sofrimento de seus habitantes", disse o secretário geral da Liga, Nabil Al Arabi, durante as reuniões.

No encontro extraordinário foi apresentado um relatório que inclui as diretivas políticas empregadas para que Israel detenha sua agressão na Faixa.

Os países membros presentes à reunião na cidade do Cairo assinaram o documento que apoia a decisão de resistência do povo de Gaza ante seu agressor, apresentado durante a sessão pelo representante palestino Saeb Erekat.

Também foi feita uma conclamação por solidariedade internacional, para auxiliar de diversos meios os habitantes da Faixa de Gaza.

Os ataques destruíram quase toda a infraestrutura em Gaza, de modo que importantes construções civis foram reduzidas a escombros. Entre elas estão escolas, mesquitas, hospitais, clínicas e habitações, entre outras edificações.

Por pedido do presidente a Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, as decisões do debate serão retransmitidas para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A Liga Árabe realizou uma reunião similar, com representantes das chancelarias dos países membros, em 14 de julho, para debater com caráter urgente as agressões de Israel, iniciadas uma semana antes.

Durante o encontro anterior foi apoiada a proposta de cessar-fogo apresentada pelo Egito e também foi apoiada a demanda da Palestina, para colocar seus territórios sob a proteção de forças internacionais até o fim da ocupação.

Fonte: Prensa Latina