China realiza foro de desenvolvimento do Tibete

Foi aberto, na manhã desta terça-feira (12), em Lhasa, o Foro de Desenvolvimento do Tibete da China, coorganizado pelo Gabinete de Imprensa do Conselho do Estado e pelo governo da Região Autônoma do Tibete. O membro permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Yu Zhengsheng, enviou uma carta de congratulação pela realização do evento.

Ferrovia Qinghai - Tibete

Yu Zhengsheng diz na carta que o Tibete começou a fase da civilização moderna após a fundação da República Popular da China. Depois de passar pela libertação pacífica, reforma democrática, fundação da região autônoma e reforma e abertura, o Tibete encontrou um caminho de desenvolvimento que corresponde às exigências da sociedade humana e às condições do Estado.

Além de escolher um caminho correto, o desenvolvimento do Tibete também não se separa do apoio do governo central, da ajuda de todo o povo, do esforço das populações de diferentes etnias no Tibete e da cooperação e abertura ao exterior. Hoje, os habitantes do Tibete estão lutando pela concretização do sonho de renascimento da nação chinesa, tal como todo o povo chinês. O Tibete terá um futuro mais brilhante.

Yu Zhengsheng destacou que o Tibete tem tratado de maneira correta as relações entre Humanidade e Natureza. Na nova época, o Tibete encontra uma boa oportunidade histórica para o desenvolvimento.

A localização geográfica especial, o ambiente ecológico original e a tradição cultural particular fazem com que o desenvolvimento do Tibete possa ser sustentável. Yu Zhengsheng espera que os participantes chineses e estrangeiros do Foro discutam profundamente sobre medidas para o  desenvolvimento sustentável tibetano, fornecendo mais conhecimento para desenvolvimento da região.

O tema desta edição do Foro de Desenvolvimento do Tibete da China é "Oportunidade e Seleção para Desenvolvimento do Tibete". O evento tem três tópicos de discussão: "Caminho de Desenvolvimento Sustentável do Tibete", "Continuação e Proteção da Cultura Tibetana" e "Ecologia e Proteção Ambiental do Tibete".

Fonte: Rádio Internacional da China