Negociadores permanecerão fiéis às exigências da Palestina, diz Hamas

A trégua de 72 horas em Gaza, aceita por grupos de resistência palestinos, é a última chance para um cessar-fogo duradouro, aponta um dos membros da alta cúpula da liderança política do Hamas (Movimento Palestino Resistência Islâmica), Abu Musa Marzuq.

gaza - AP Photo

"A delegação palestina no Cairo, presente para as negociações de paz mediadas pelo Egito, estão conduzindo uma conversa difícil com o ocupante, Israel", disse. “A delegação deverá permanecer fiel às exigências do povo palestino”.

As informações até o momento apontam que não ocorreram avanços nas conversas. O chefe da liderança política do Hamas, Khaled Mashal, já deixou claro que os palestinos não vão aceitar um cessar-fogo definitivo até que o cerco imposto por Israel seja suspenso. Além disso, os palestinos querem a retirada imediata das forças militares israelenses da região e a libertação de todos os prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas.

Israel matou mais crianças palestinas em Gaza do que em crises anteriores, aponta ONU

A morte de crianças palestinas em consequência dos bombardeios promovidos por Israel na Faixa de Gaza já atinge um número de vítimas maior do que o registrado em conflitos anteriores, alerta a ONU (Organização das Nações Unidas).

De acordo com o último relatório do OCHA (Escritório de Serviços de Assuntos Humanitários) sobre a situação em Gaza, 459 crianças palestinas foram assassinadas em decorrência das agressões realizadas pelo governo de Tel Aviv. Em ataques anteriores o número foi menor, 350 vítimas entre 2008 e 2009 e 35 crianças mortas no ano de 2012.

Ainda segundo a ONU, por conta da investida militar dos israelenses, pelo menos 335 mil refugiados permanecem em centros de emergência ou em casas de parentes. Cerca de 1 milhão e 800 mil pessoas vivem na Faixa de Gaza. Além disso, aproximadamente 100 mil palestinos tiveram as suas casas totalmente destruídas ou as moradias estão com graves problemas na estrutura por conta das bombas jogadas por Israel.

ONU forma comissão para investigar violação dos direitos humanos por parte de Israel

O presidente do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Baudelaire Ella, anunciou nesta segunda-feira (11) a formação de uma comissão para investigar os atos de violação de direitos humanos por parte de Israel durante os ataques promovidos pelo país na Palestina, principalmente na sua ação militar realizada na faixa de Gaza.

A comissão é composta por três especialistas em direito internacional. Serão analisados atos da tropa israelense e serão definidos os responsáveis pelas violações humanitárias. O grupo deve ainda apresentar propostas para tentar garantir que os civis não sigam sofrendo com os ataques.

Tayguara Ribeiro, da redação do Vermelho,
com informações da Hispan TV e da Rádio China Internacional