Renato Rabelo: Tragédia roubou da nação uma liderança promissora

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, emitiu nota ofcial nesta quarta-feira (13), em razão do falecimento do presidente do PSB e candidato à Presidência do Brasil, Eduardo Campos. Segue a íntegra da nota abaixo:

Renato Rabelo e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos

"Uma tragédia roubou da nação uma liderança renovadora e promissora. Compartilhamos do espanto e da dor que o Brasil sente pela morte do presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e candidato a presidente da República, Eduardo Campos. Expressamos aos companheiros do PSB nosso apoio e condolências. Enviamos à sua esposa Renata e a seus filhos, à sua mãe Ana Arraes, nossos sentimentos e o abraço afetuoso dos comunistas nesta hora difícil. Condolências extensivas aos familiares das demais vítimas dessa tragédia.

Leia mais:
Eduardo Campos morre em acidente de avião em São Paulo
Dilma: “Perdemos um grande brasileiro. Um grande companheiro”
Lula: 'O carinho e o respeito estiveram presentes em nossa convivência'
Coligação de Eduardo Campos tem dez dias para indicar substituto
Morte de Eduardo Campos repercute em todo o país
Presidentes da Câmara, Senado e STF lamentam morte de Campos
Políticos se manifestam chocados com morte de Eduardo Campos

A amizade e o companheirismo político entre o PCdoB e Eduardo Campos vêm de longe. Remontam ao berço do início de sua militância política no movimento estudantil e intensificam-se nas jornadas pelo êxito de seu avô e grande amigo dos comunistas, Miguel Arraes, à frente do governo de Pernambuco. Posteriormente, essa parceria política se eleva quando o PCdoB apoia as campanhas de Eduardo ao governo de Pernambuco, em 2006 e em 2010, fazendo parte também da sua equipe de governo.

Na esfera nacional, nos dois governos do presidente Lula, seja como presidente do PSB ou como deputado federal ou ministro de Estado, Eduardo Campos partilhou com o nosso Partido de várias iniciativas com intuito de apoiar o governo e fazer avançar as mudanças.

Na atual sucessão presidencial – embora, legitimamente, Eduardo tenha optado por um desafio novo e um caminho diferente –, preservamos o diálogo e o respeito recíproco, e nunca o PCdoB duvidou da possibilidade de reencontro político.

O líder partiu, mas fica seu legado de compromisso com o Brasil e seu povo.

Brasília, 13 de agosto de 2014
Renato Rabelo
Presidente do Partido Comunista do Brasil – PCdoB"