Árabes condenam o terrorismo de Estado de Israel em Gaza

Os países do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo) condenaram os crimes de guerra e o terrorismo praticado por Israel contra o território palestino da Faixa de Gaza. Durante uma reunião na noite desta quarta-feira (13), na cidade portuária de Jidá, os representantes dos países que compõem o grupo exigiram o fim da agressão, o levantamento imediato do bloqueio promovido na região e a restauração da vida natural de seus moradores.

Faixa de Gaza - Reuters

“Expressamos nossa rejeição absoluta em relação aos ataques mortais de Israel em Gaza. Neste sentido, reafirmamos a posição de permanecer com o povo e o governo palestino para chegar a um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza, para acabar com os crimes graves cometidos por Israel contra civis", disse um comunicado.

Os ministros das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Kuwait também se comprometeram a "cerrar fileiras" para combater todas as formas de terrorismo, enquanto elogiaram o papel desempenhado pelo Egito na tentativa de mediar o fim das hostilidades.

Leia mais:
Palestinos garantem unidade e ONU decide investigar crimes de guerra
Mídia de Israel faz sabatina com investigador da ONU para ofensiva
Negociadores permanecerão fiéis às exigências da Palestina, diz Hamas

Eles também rejeitaram as acusações do regime de Tel Aviv de que outros países estão patrocinando o terrorismo. Isso é considerado uma tentativa desesperada de desviar a atenção das suas contínuas violações dos direitos mais básicos do povo palestino.

O Conselho discutiu ainda planos de desenvolvimento para o Oriente Médio e destacou a importância dos esforços concentrados para parar o derramamento de sangue na região, proteger as conquistas, lutar contra o terrorismo de grupos extremistas e promover a estabilidade e a segurança.

A declaração final da reunião salientou o interesse em manter a unidade, a integridade territorial e a não ingerência nos assuntos internos do Iraque, bem como apoiar a normalização do processo político que eles esperam para reforçar a segurança e a estabilidade.

Prensa Latina