Ministro Gilberto Carvalho discute participação social em aula pública

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), Gilberto Carvalho, participou de uma aula pública sobre a Política e o Sistema Nacional de Participação Social. O evento aconteceu com alunos da Faculdade de Direito da USP, em São Paulo (SP), na manhã dessa última segunda-feira (11).

Gilberto Carvalho - José Cruz/ABr

Carvalho considerou um privilégio poder participar de uma aula pública na semana de 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, por terem sido criados nesse dia os dois primeiros cursos universitários do País: de ciências jurídicas, em São Paulo, e ciências sociais, em Olinda (PE). A aula foi no mesmo prédio onde foi instalada a primeira Faculdade de Direito brasileira, em 1827, no Largo São Francisco, na capital paulista.

O ministro disse que “junho não acabou”, referindo-se às manifestações de junho de 2013. “Está se gestando um novo modelo de organização da sociedade. Acreditamos na solidariedade, na generosidade e na luta pelos valores coletivos”. Ele explicou que o Decreto 8.243, que criou a Política Nacional de Participação Social (PNPS), organizou a casa internamente. A segunda parte da aula pública foi dedicada a perguntas. Outros assuntos abordados pelos alunos, além da PNPS, foram democratização dos meios de comunicação, segurança da informação e convenção 169 da OIT.

O Centro Acadêmico 11 de Agosto, que organizou a atividade, foi fundado em 1903 e é uma das entidades estudantis mais antigas e tradicionais do País. Órgão é representativo dos alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Entre seus membros e corpo diretivo, durante seus 111 anos de existência, passaram líderes políticos, juristas e literatos, como Monteiro Lobato, Jânio Quadros, Washington Luiz, Ulisses Guimarães, Plínio de Arruda Sampaio, Dalmo de Abreu Dalari, Miguel Reale, Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst, Antonio Candido e Júlio Mesquita Filho.

Fonte: Secretaria Geral da Presidência da República