Dia Mundial da Fotografia é celebrado com exposições e “fotografaço”

Comemorado na próxima terça-feira (19), o Dia Mundial da é celebrado na capital federal com uma série de exposições artísticas. Também em homenagem à data, fotógrafos profissionais e amadores do Distrito Federal se encontraram neste domingo (17) para uma reunião no Complexo Cultural da República conhecida como Fotografaço. A ideia é que as imagens feitas neste dia sejam postadas depois nas redes sociais.

Fotografaço - Sergio Almeida

As exposições fazem parte do Mês da Fotografia e são realizadas desde 2010, sempre em agosto. O Fotografaço está em seu terceiro ano. Ambos são organizados pelo Lente Cultural Coletivo Fotográfico. O objetivo da atividade é chamar a atenção para o Dia Mundial da Fotografia e fazer um encontro. Qualquer pessoa pode participar do fotografaço, seja profissional ou amador.

Além de fazerem imagens, os fotógrafos reunidos no Complexo Cultural da República participaram da oficina de fotografia Mundo Virado. Usando papelão, papel-manteiga e lupa, eles construíram uma câmara escura, para ilustrar como funciona a formação de imagens. A oficia busca trabalhar o princípio básico da fotografia, que é o reflexo.

Antes de começar a confecção das câmeras de papelão, os participantes tiveram a oportunidade de entrar em um trailer que funcionava como uma câmera escura gigante, refletindo a imagem invertida do Museu da República. A estudante de Engenharia Florestal, Joanna Fernanda Ramos, 22 anos, foi uma das alunas da oficina. A jovem tira fotografias por hobby e soube do Fotografaço pela internet.

“Como tenho amigos que também se interessam, decidi vir. Comecei a me interessar por fotografia aos 12 anos, quando meu pai comprou a primeira câmera digital. Há cinco anos, juntei dinheiro e comprei uma câmera boa para mim. Sempre que posso tiro fotos, por diversão”, relata a estudante.

Fonte: Agência Brasil