No Amazonas, campanha eleitoral é feita em aldeias indígenas

Associada à manifestação e representação de linhas de pensamento, tem crescido o número de indígenas disputando cargos políticos nas eleições. No Amazonas, por exemplo, a campanha é feita de forma diferente. Dois candidatos indígenas buscam votos em comunidades e aldeias. Fidelis Baniwa e Justina Ticuna disputam com outros 40 candidatos duas vagas que o PCdoB busca na Assembleia Legislativa do Estado.

Campanha na Amazônia

Para a antropóloga Justina Ticuna, candidata a deputada estadual pelo PCdoB, eleger um indígena é fundamental para fortalecer e efetivar os direitos dos mesmos. “Não há governo ruim, há quem não saiba representar”, disse a candidata que preside o Conselho das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira. Ela coloca a demarcação territorial, saúde e educação como principais bandeiras de luta do movimento indígena atualmente.

O ator amazonense e candidato a Deputado Estadual também pelo PCdoB, Fidelis Baniwa, diz que a sustentabilidade das terras indígenas, a valorização da cultura, educação e a demarcação territorial são, hoje, prioridades na pauta indígena. Segundo ele, a eleição de um indígena é uma maneira de mudar a forma como é visto o movimento de um povo que atualmente representa 4% da população amazonense.

“Promover a valorização dessas etnias não é apenas uma questão de reconhecimento do seu papel histórico em nossa formação, mas é, principalmente, um questão de caráter revolucionário”, disse Eron Bezerra, presidente do PCdoB/AM e candidato a deputado federal do partido.

De Manaus,
Ana Luiza Santos