Susitec: Inscrições para os cursos de saúde terminam nesta quarta

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferece vagas gratuitas na área de saúde e atendimento especializado nas cinco regiões do País. O prazo para as inscrições termina nesta quarta-feira (20) na página do Sisutec na internet.

http://sisutec.mec.gov.br/

Os cursos são em gerência de saúde, análises clínicas, enfermagem e saúde bucal. Já para atendimento especializado, estão disponíveis vagas para reabilitação de dependentes químicos – que prepara o profissional para atuar em situações emergenciais, intervenções em casos de intoxicações, abstinência e seus desdobramentos.

As possibilidades de trabalho são encontradas em centros de atenção psicossocial, serviços de referência em saúde mental, unidades básicas de saúde e comunidades terapêuticas.
Cuidador de Idosos – O Sisutec também oferece formação técnica em cuidados de idosos, onde o estudante é preparado para atender as necessidades de idosos nos aspectos físico, mental, cultural e social. O profissional trabalha com pacientes em domicílios, clínicas, hospitais geriátricos ou instituições de longa permanência.

Além disso, acompanha o idoso em atividades de rotina e auxilia nos cuidados de higiene. Também estimula atividades de lazer e ocupacionais, além de contribuir para a autonomia do idoso e para a melhoria de sua qualidade de vida.

Para participar nesta etapa da seleção, basta ter o certificado do ensino médio, e não é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada vaga é ocupada por ordem de inscrição; depois de inscrito, o candidato tem dois dias para fazer a matrícula na escola onde vai fazer o curso técnico; o candidato que não fizer a matrícula perde a vaga. Essa vaga retorna para o sistema.

Portanto, o estudante que pretende fazer um curso técnico deve se manter atento e consultar o sistema durante todo o processo de seleção.

Fonte: MEC/Sisutec