Servidores federais se mobilizam pela indenização de fronteira 

Na manhã dessa quarta-feira (20), representantes dos Sindicatos de servidores federais se reuniram com a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) para reivindicar a indenização para funcionários federais que trabalham em região de fronteira.  

Servidores federais se mobilizam pela indenização de fronteira

Em ato realizado pelos servidores em defesa do Plano Estratégico de Fronteira, Perpétua se comprometeu como deputada a pressionar o governo federal pela regulamentação e implementação da lei que trata da Indenização de Fronteira.

O Plano tem por objetivo reforçar a segurança e promover ações coordenadas entre as Forças Armadas, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal do Brasil (RFB) nas áreas de fronteira,

A Indenização de Fronteira ainda não foi regulamentada. Para que isso seja feito, é necessário um Ato do Poder Executivo, que apontará as localidades que serão consideradas para efeito desta indenização. Por isso, os servidores promoverão mobilizações conjuntas até que o Poder Executivo autorize o pagamento da Indenização.

Os servidores públicos que exigem tal pagamento são responsáveis pelas ações de fiscalização, controle, vigilância e repressão na faixa de fronteira, atuando diretamente no combate a crimes como o contrabando, o descaminho, o tráfico de drogas, armas e munições.

A mobilização está sendo organizada por funcionários públicos de seis sindicatos em todo o Brasil – o Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil); a Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF); a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF); o Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil); a Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) e o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF).

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida