Palestinos anunciam uma trégua duradoura com Israel na Faixa de Gaza

Os palestinos anunciaram, nesta terça-feira (26) que chegaram a um acordo sobre um cessar-fogo duradouro com o regime israelense na Faixa de Gaza. As negociações de paz vêm sendo conduzidas no Egito.

ataque aéro em Gaza - David Buimovitch | AFP

O presidente do Estado Palestino, Mahmoud Abbas, deverá participar de uma reunião, ainda hoje, para a discussão dos detalhes, que devem incluir, inclusive, a suspenção do bloqueio imposto por Israel à Gaza.

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) descreveu a trégua como "uma vitória para a resistência do povo palestino".

As autoridades israelenses ainda não confirmaram o acordo de paz, mas a trégua deverá ser anunciada oficialmente nas próximas horas, assim como as condições estabelecidas a cada uma das partes envolvidas

Os ataques israelenses contra a população palestina em Gaza começaram há 50 dias, desde então, duas tréguas, uma de três e outra de cinco dias, foram acordadas, mas as negociações de paz não evoluíram e os bombardeios foram retomados.

Até o momento, mais de 2 mil palestinos, a maioria civis, morreram por conta das investidas do exército israelense, incluindo mulheres e mais de 500 crianças. Casas, escolas e hospitais foram destruídos e mais de 10 mil pessoas ficaram feridas. Milhares de palestinos tiveram que deixar suas casa por conta dos bombardeios.

Da redação do Vermelho, 
com informações de agências