Juventude no Foro de SP: "A revolução consiste em trabalhar por todos”

Da sala de imprensa, no quinto andar do prédio do Campo Ferial Chuquiago Marka, era possível escutar a entusiasmada chegada dos jovens ao 20º Foro de São Paulo para participar do 6º Encontro de Juventudes, em La Paz, na Bolívia. Com bandeiras e cartazes, cada delegado que entrava na sala de reunião pendurava sua mensagem nas paredes e logo o ambiente ganhou ares revolucionários. A abertura foi conduzida por uma mesa composta por mulheres.

Por Théa Rodrigues, de La Paz para o Portal Vermelho

Juventude no Foro: "A revolução consiste em trabalhar por todos” - Théa Rodrigues/Portal Vermelho

“Viva a juventude latino-americana”, exclamou em alto e bom som, Esther Torrico, presidenta nacional de Juventudes do Movimento ao Socialismo (MAS) da Bolívia, que abriu as falas do encontro, dizendo que é um prazer e um orgulho recebê-los no país.

Esther afirmou que é necessário "incluir os jovens na tomada de decisões", levando em conta que eles formam parte do futuro de todos os países. Neste sentido, ela ressaltou a importância da Escola de Formação Política, encerrada nesta terça-feira (26), porque “ajuda na formação intelectual destes jovens, que seguirão a luta pela integração regional”.

Leia também:
Escola de Formação Política inaugura atividades do 20º Foro de SP
"Esquerda latino-americana chegou para ficar", diz dirigente cubana
Forças de esquerda latino-americanas se reúnem no 20º Foro de SP

Para Juanita Ancieta, secretária executiva da Confederação de Mulheres Camponesas Bartolina Sisa, “é preciso aplaudir os jovens, que se organizaram para garantir o futuro de cada país”.

Em sua alocução, Juanita afirmou que a inclusão dos jovens é importante para que aprendam sobre a luta e a revolução de seus países. Segundo ela, é desta forma que irão saber que “a revolução consiste em trabalhar por todos”.

Leonida Zurita, secretária de Relações Internacionais do MAS fez um breve discurso e destacou que é os jovens precisam compartilhar experiências e, de acordo com ela, o Foro de São Paulo é um espaço propício para isto. A dirigente pediu que a juventude “siga lutando contra o imperialismo e pelo direito de ter direitos”.

O encerramento da sessão inaugural do 6º Encontro de Juventudes ficou a cargo de Mônica Valente, secretária executiva do Foro e secretária de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT).

A brasileira comentou o processo de mudanças que estão sendo efetuadas na Bolívia e exaltou os participantes do evento a respaldarem o governo do presidente Evo Morales. Nas palavras de Mônica, “um chefe de Estados comprometido com seu povo, com a missão social, com a democracia e com a participação popular, significa muito para a luta anti-imperialista e anti-capitalista”.

O 6º Encontro de Juventudes terá sessão durante toda a quarta-feira (27) e, entre outras questões, deve priorizar o tema da integração dos povos latino-americanos.