Sindicato dos Bancários da Bahia presta homenagem aos trabalhadores

Nesta quinta-feira, 28 de agosto, é o Dia do Bancário e o Sindicato da Bahia realiza uma verdadeira festa para homenagear os trabalhadores. A comemoração começa às 9h, no Banco do Brasil do Comércio, com direito a bolo, palhaços, bolas para decoração e tudo o que um aniversariante tem direito. Hoje, o setor bancário é o mais lucrativo da economia nacional, no primeiro semestre o lucro líquido foi de R$ 28,5 bilhões.

Os resultados, no entanto, só são alcançados graças ao esforço diário do funcionário. Nas agências, o trabalho é árduo. Mas, os empregados saem das unidades com a sensação de dever cumprido, apesar da pressão. O Sindicato sabe que muito se tem a melhorar. É por isso que abraça as causas com muito afinco.

A entidade reconhece a importância da categoria para a sociedade, embora os banqueiros não a valorizem. Mas, nem tudo é festa e depois da homenagem, os diretores dão continuidade às manifestações nas agências para chamar a atenção para a campanha salarial.

Com data-base em 1º de setembro, os bancários estão em processo de negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), inclusive quarta e quinta-feira (27 e 28/8) debatem sobre segurança. Entre os pontos, instalação de câmeras de segurança e a isenção das tarifas do TED e DOC. Outras reivindicações são: reajuste salarial de 12,5%, fim das metas e do assédio moral, fim das demissões e a redução dos juros e tarifas bancárias.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia