TSE decide manter impugnação de Arruda no Distrito Federal

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a impugnação da candidatura de José Roberto Arruda (PR) ao governo do Distrito Federal.

José Roberto arruda

O ministro e relator do processo Henrique Neves foi o primeiro a votar recomendando a rejeição ao recurso de Arruda contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) que o considerou inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.

O ministro Admar Gonzaga seguiu o voto do relator e também votou pela inelegibilidade de Arruda, seguido pelos ministros Luiz Fux e Laurita Vaz, João Otavio de Noronha e Dias Toffoli.

O ministro Gilmar Mendes foi o único a votar em favor de Arruda. Vendo que seu voto não influenciaria na decisão, o ministro fez uma longa explanação defendendo seu voto chegando a dizer que o Distrito Federal nem sequer faz por merecer sua autonomia política classificando de “rastaquera”. Ele ainda afirmou que a unidade federal “já deveria ter passado por processo de intervenção”, em razão dos sucessivos escândalos e do comportamento geral dos seus políticos.

Arruda poderá recorrer da decisão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Brasil 247