Equador rejeita retomar relações diplomáticas com Israel

Equador rejeitou, nesta quarta-feira (27), o pedido de um grupo de senadores norte-americanos para que sejam restabelecidas as relações diplomáticas com o regime israelense. O governo de Quito retirou seu embaixador dos territórios ocupados como forma de protesto contra a ofensiva militar na Faixa de Gaza.

Ricardo Patiño

"Nosso país não conselho desta natureza, muito menos com uma carga política por trás", disse o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño. Segundo ele, “a era do colonialismo acabou, não aceitaremos que ninguém venha nos dizer o que devemos ou não fazer”.

O chanceler considera que a decisão do governo equatoriano de retirar seu embaixador em Israel, Guilhermo Bassante, está correta e reiterou a oposição do país latino-americano em enviá-lo de volta ao território israelense.

As declarações do chanceler ocorreram poucos dias depois de quatro senadores dos EUA escreverem cartas aos presidentes de Peru, Chile, Equador, El Salvador e Brasil para persuadi-los a retomar relações diplomáticas com o regime israelense.

No texto, os senadores Bob Mendéndez, Marco Rubio, Mark Kirk e James Risch, afirmam estar "profundamente decepcionados com a decisão desses estados em retirar seus embaixadores” por conta daquilo que eles chamaram de “ações legítimas" do governo de Israel.

Muitos governos latino-americanos demonstraram sua contrariedade com a ofensiva militar de Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza retirando seus representantes diplomáticos.
Depois de 51 dias de ataques israelenses contra a região pelo menos 2.143 pessoas morreram, sendo a maioria de civis.

O acordo de paz firmado entre palestinos e israelenses, que foi intermediado pelo Egito, inclui o fim parcial do bloqueio imposto na Faixa de Gaza. Dentro de um mês haverá um novo encontro para a discussão de outros assuntos, tais como a reabertura do porto e do aeroporto, a libertação de prisioneiros e o retorno dos corpos dos soldados.

Da redação do Vermelho
com informações da Hispan TV