Ex-presidente Lula manda mensagem aos participantes do Foro de SP

Nesta quinta-feira (28), o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou uma mensagem de saudação aos participantes do 20º Foro de São Paulo (FSP), em La Paz, na Bolívia, durante o evento que contou com a participação do vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera.

Por Théa Rodrigues, de La Paz para o Portal Vermelho

Ex-presidente Lula manda mensagem aos participantes do Foro de SP - Théa Rodrigues/Portal Vermelho

Após três dias de intensos debates, o Auditório Illimani do Campo Ferial Chuquiago Marka lotou durante a apresentação que marca oficialmente a abertura do FSP. Antes da intervenção do vice-presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, a organização do encontro exibiu um vídeo gravado por Lula.

Muito aplaudido, o ex-presidente deixou uma mensagem aos presentes: “Delegados e delegadas do Foro de São Paulo, queridos convidados e queridos participantes deste 20º encontro, infelizmente não posso estar aí para dar pessoalmente um abraço em cada um de vocês, mas quero transmitir de forma muito carinhosa, minha saudação especial ao companheiro Evo Morales e aos companheiros do Movimento ao Socialismo (MAS)”.

Saiba mais: 
Confira a cobertura completa do Foro de São Paulo


Lula felicitou o presidente boliviano pelas transformações econômicas e sociais promovidas na Bolívia e disse: “Tenho certeza de que o povo boliviano reconhece esses avanços e defenderá isso na próxima oportunidade, no dia 12 de outubro, votando novamente em Evo para presidente e nos candidatos do MAS para a Câmara e para o Senado”.

Ele lembrou ainda que teremos uma eleição importante também no Brasil e afirmou que espera que Dilma Rousseff seja reeleita.

O ex-presidente também recordou a realização do primeiro FSP e afirmou que, desde então, a América Latina e o Caribe passaram por várias transformações. Lula lamentou a ausência de Hugo Chávez (1954-2013), da Venezuela, e Nestor Kirchner, da Argentina, que, segundo ele, foram fundamentais para este processo. “O importante é que o legado que eles nos deixaram continue florescendo”, disse.

Lula também comentou a crise econômica dos países ricos, que “acaba prejudicando todas as nações”. Ele apontou o problema das guerras “cruéis e inaceitáveis” e, no caso da América Latina, citou “uma direita cada vez mais raivosa e antipopular, que se opõe a qualquer avanço democrático”.

De acordo com o ex-presidente brasileiro, “é importante que aproveitemos os momentos, como o Foro para debater de modo livre e fraterno, como continuar evoluindo e ampliando as conquistas”.

Para Lula, o caminho de questões como a soberania, o desenvolvimento e o progresso de nossos povos passa, obrigatoriamente, pela integração regional. Ele concluiu a sua fala, dizendo que “oxalá este encontro do Foro de São Paulo passe a fazer parte da integração da mesma forma em que nos anos 1990, foi decisivo para derrotarmos os governos neoliberais”.