Jornal pede Exército da China mais forte no aniversário da vitória

O jornal militar mais importante da China, o Diário do Exército de Libertação Popular (ELP), pediu um exército mais forte em um artigo contundente em homenagem ao 69º Aniversário da Vitória da China na Guerra Antijaponesa.

Soldados do Exército de Libertação Popular da China

"Sessenta e nove anos depois, o trauma da guerra não se desvaneceu com o tempo", disse o artigo publicado no jornal do ELP em 3 de setembro, que marcou o Dia da Vitória da China na Guerra Antijaponesa.

"Todos os chineses devem se lembrar da história e dos heróis da guerra", declarou o artigo, escrito por Jiexinping. "A nação chinesa valoriza a paz, mas a paz não quer dizer se render ao poder malvado ou fazer concessão em dignidade."

"Não podemos esquecer as mortes dos 300 mil chineses mortos pelos agressores japoneses durante o Massacre de Nanquim em 1937, não podemos esquecer o sofrimento de dezenas de milhares de mulheres chinesas que foram forçadas à escravidão sexual pelo exército japonês, não podemos esquecer o choro das crianças chinesas quando elas foram esfaqueadas e mortas pelos soldados japoneses, e não podemos esquecer as atrocidades cometidas pelo exército japonês como a Unidade 731 que realizou testes de bactérias em chineses vivos…"

"Devemos lembrar disso, não para continuar com ódio, mas valorizar e proteger melhor a paz."

Porém, os direitistas japoneses estão tentando negar os crimes. Os crimes do Japão na Segunda Guerra Mundial foram claramente definidos na história. Sem um senso justo e honesto da sua história, o Japão nunca será uma parte elegível na construção de uma comunidade internacional pacífica e apenas trará problemas, de acordo com o artigo.

O jornal também observou que a vitória da China na Segunda Guerra Mundial foi conquistada com duras dores e a um custo enorme. Cerca de 35 milhões de soldados e cidadãos chineses foram mortos ou feridos na Guerra. Uma tragédia como essa não pode acontecer novamente na China atual, de acordo com o artigo.

"A China aprenderá com o passado da Guerra Antijaponesa e avançará com uma força de defesa mais forte", acrescentou.

A quarta-feira marcou o o 69º aniversário do Dia da Vitória da China na Guerra Antijaponesa após a rendição oficial do governo japonês em 2 de setembro de 1945.

A Guerra Antijaponesa da China foi uma parte importante da Guerra Antifascista Mundial.

Fonte: Xinhua