Inácio Arruda propõe Sistema Único de Educação Superior Pública 

Há no Brasil cerca de sete milhões de estudantes universitários. Eles estão matriculados em 31.866 cursos oferecidos por 2.416 instituições. Do total, 304 são universidades públicas e 2.112 particulares. Os dados foram divulgados em outubro do ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e significam um aumento de 81% no acesso ao ensino superior entre 2003 e 2012. 

Inácio Arruda propõe Sistema Único de Educação Superior Pública

Coordenar as políticas públicas para essa faixa de educação formal é um dos objetivos do Sistema Único de Educação Superior Pública, proposto em uma emenda à Constituição apresentada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

O Sistema, que seria integrado por instituições de ensino superior mantidas pela União, Estados e municípios, teria ainda a função de orientar a distribuição dos recursos de forma a levar a educação de 3º grau às cidades do interior, bem como ampliar a oferta de vagas.

A Constituição determina que a educação deve ser de responsabilidade de todos os entes federativos. À União cabe a organização do sistema federal de ensino, o financiamento das instituições de ensino federais, bem como a prestação de assistência técnica e financeira aos estados e municípios. Esses últimos, por sua vez, devem dar prioridade à educação infantil e fundamental e os estados cuidam do ensino fundamental e médio.

O senador Inácio Arruda lembra que apesar dessas normas constitucionais, não há impedimentos para que os governos estaduais e municipais ofereçam também ensino superior.

“Não se pode negar a importância fundamental das instituições estaduais e municipais na expansão e democratização do ensino superior público.” Essas universidades, segundo Inácio, são responsáveis por 45% das matrículas de graduação, com cerca de 700 mil alunos. O custo anual por estudante fica entre R$18 mil e 20 mil.

Ação conjunta

A manutenção dessas faculdades sem apoio federal está cada vez mais difícil, esclarece Inácio Arruda. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, enfrenta uma grave crise financeira. O reitor Marco Antonio Zago divulgou que a folha de pagamento supera o orçamento da universidade, que deve receber R$ 5 bilhões do Estado de São Paulo neste ano.

O senador Inácio Arruda explica que o Sistema Único de Educação Superior Pública previsto na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) traz uma ação conjunta que vai possibilitar o melhor aproveitamento não apenas do dinheiro para a educação, mas de estrutura física e de pessoal.

“Promover a integração das instituições de ensino superior público é providência estratégica para que se possam alcançar as metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE)”, explica o senador, destacando que o PNE estabelece como meta levar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos.

A PEC aguarda a designação de um relator para ser examinada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado