Brasil Eleitor mostra como acessar propostas dos candidatos  

O programa Brasil Eleitor desta semana vai explicar como o eleitor pode acessar as propostas dos candidatos a presidente da República e a governador, disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no ícone Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand). No DivulgaCand também é possível pesquisar, entre outros dados, o nome completo, data de nascimento, site oficial e a situação do registro de candidatura de todos os candidatos.

Brasil Eleitor mostra como acessar propostas dos candidatos - TSE

O programa mostra também a campanha “Sujeira Não é Legal” lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais para as eleições deste ano. O projeto já existe desde 2010, e tem o objetivo de orientar os candidatos, eleitores e a população em geral a realizar uma campanha eleitoral mais limpa, segura e transparente. O material de divulgação conta com spots de rádio, comercial de TV, cartazes e anúncios em jornais e revistas.

Esta edição divulga ainda onde os eleitores de outras cidades que estiverem em Brasília no dia da eleição vão poder justificar a ausência à votação. O TRE-DF criou locais específicos para receber as justificativas, o que vai tornar o processo de votação do dia 5 de outubro ainda mais eficiente.

No quadro “A Palavra É”, o Brasil Eleitor foi até um dos cartões postais de Brasília, a Ponte JK, para saber dos eleitores o que significa zona eleitoral. O termo refere-se à região geograficamente delimitada dentro de um estado, gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores ali domiciliados. Pode ser composta por mais de um município, ou por parte dele. Normalmente segue a divisão de comarcas da Justiça Estadual.

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, sendo transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país. O programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube. Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5 horas.

Da Redação em Brasília
Com informações do TSE