Transferência de base em Okinawa terá mais oposição no Japão

Moradores japoneses de Nago, opostos à transferência para esta cidade de uma base militar estadunidense localizada em Futenma, prefeitura de Okinawa, obtiveram maioria nas eleições da Assembleia local, informou nesta segunda-feira (8) a emissora NHK.

Base dos EUA em Futenma, Okinawa

Nessas eleições, celebrados domingo (7), os partidários do prefeito de Nago, Susumu Inamine, conseguiram 16 cadeiras, enquanto seus oponentes conseguiram 11.

Depois desses resultados, os vencedores das eleições têm maiores chances de bloquear a construção da nova base estadunidense, refletiram meios de comunicação locais.

Como os candidatos contrários à transferência da instalação militar norte-americana obtiveram maioria, as opiniões dos residentes locais serão agora refletidas em suas políticas, avaliou o próprio Inamine.

Grupos civis da região realizam com frequência atos de protesto em resposta ao governo central que decidiu arrendar a base de Futenma em Henoko, na costa de Nago, onde desde o mês passado são realizadas perfurações de teste.

Essas operações desenvolvem-se depois de que em dezembro de 2013 o governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, aprovasse que o aterro de uma área do mar em frente a Nago para realocar o enclave militar de Futenma.

Precisamente Nago, palco dos conflitos, já aloja Camp Schwab, outra instalação do corpo de Marinha dos Estados Unidos.

A polêmico base dos fuzileiros da marinha em Futenma localiza-se em um local de alta densidade populacional, o que aumenta a exposição aos acidentes aéreos.

Além de denúncias de crimes cometidos pelos marines, como estupros de mulheres e consumo de drogas, os habitantes também reclamam do barulho das aeronaves que, de forma ilegal, realizam manobras em horários noturnos.

Okinawa representa aproximadamente 75% da área usada para instalações das forças armadas de Washington em território nipônico, segundo dados oficiais.

Fonte: Prensa Latina