Estudantes lotam Teatro Uneb para debate sobre a Faixa de Gaza

Docentes e discentes da graduação e pós-graduação e estudantes da rede estadual de ensino lotaram o Teatro Uneb (Universidade do Estado da Bahia), em Salvador, durante a tarde da última sexta-feira (4), para acompanhar o debate “Palestina: guerra ou massacre?”.

Debate sobre a Palestina na Uneb - Cindi Rios/Ascom

O evento, promovido pela Secretaria Especial de Articulação Interinstitucional (Seai), foi transmitido por videoconferência para todos os Departamentos da Universidade e via internet.

O Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, participou do debate e fez um apelo aos demais participantes: “Conto com a ajuda e sensibilidade de vocês para acabar com a desinformação. Convido-os para uma investigação sobre a luta na Palestina, porque assim vocês vão ajudar muito a acelerar o processo de libertação daquele povo e a diminuir o número de vítimas na região”.

De acordo com o diplomata, os conflitos na região são seculares e foram amplificados com a criação do Estado de Israel, em 1948, através de resolução aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que previa a divisão do território da Palestina em dois estados. “O povo não foi consultado sobre a divisão e os palestinos ficaram com a menor parte”, destacou, ressaltando que a região é rica em petróleo e está estrategicamente posicionada entre a Europa, a Ásia e a África.

Participaram também da mesa do debate a Presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes (foto), e a representante da Fundação Maurício Grabois (FMG), Olívia Santana.

Grandes conflitos

A Faixa de Gaza é um território da Palestina conhecido por ser alvo de disputa entre israelenses e palestinos. Em 2014, novos conflitos causaram mais de 2 mil mortes e deixaram cerca de 10 mil feridos. Esse é o maior número de baixas militares na região desde a guerra no Líbano, em 2006.

Segundo a presidenta do CMP, os conflitos na região da Palestina não possuem prioritariamente motivações religiosas, mas interesses econômicos e geopolíticos: “Essa não é uma guerra religiosa. Não são judeus contra palestinos. O Governo de Israel usa acordos como os que possui com os Estados Unidos para massacrar o povo palestino, já que também existem interesses políticos de superpotências na região”.

A gestora do Conselho salientou ainda a importância de manifestar repúdio à destruição promovida pelo governo israelense ao povo palestino e do resgate da consciência “da necessidade de conquista da paz e da garantia dos direitos plenos dos palestinos ao seu futuro”.

Universidade aberta

Para assistir à atividade, o vestibulando Erick Santos visitou a Uneb pela primeira vez. “O debate foi muito enriquecedor e o que aprendi aqui estará no vestibular. Precisamos pensar cada vez mais sobre os problemas do mundo”, ressaltou.

Segundo o organizador do debate e Secretário da Seai, professor Ricardo Moreno, a Universidade instituiu como política prioritária a promoção de reflexões e atividades sobre os grandes temas e conflitos mundiais. “Esse é o grande assunto do mundo na atualidade. E não podemos deixar de discutir, dentro da nossa Instituição, uma guerra em curso”, destacou.

O Reitor da Uneb, professor José Bites de Carvalho, foi representado pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação (Prograd), professor Marcius Gomes, que ressaltou a importância de trazer o debate para o ambiente universitário e da inserção dos estudantes nas discussões sobre o tema.
O evento contou com apoio da Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint) da Universidade, da FMG, do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e da União da Juventude Socialista (UJS).

O debate integrou também a programação do 18º Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis (Erecic) Bahia, que seguiu com programação até o dia 7 de setembro no Campus I da Uneb, em Salvador.

Internacionalização universitária

Representantes da Equipe Central de Gestão Universitária participaram também de reunião com o Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, no início da tarde da última sexta-feira (4), no Campus I, em Salvador.

Dentre os encaminhamentos do encontro, destaque para a produção e entrega de uma carta de intenções para cooperação técnica-científica, pedagógica e de mobilidade entre a Uneb e o estado palestino.

O Embaixador se colocou à disposição para avaliar o documento e para auxiliar na articulação entre as Universidades palestinas com a Uneb, com o objetivo de concretizar parcerias.

Fonte: UNEB