Evo Morales promulga lei que reduz idade de aposentadoria

O presidente boliviano, Evo Morales, aprovou nesta quinta-feira (11), a Lei que estabelece a redução da idade de aposentadoria para as pessoas que realizam trabalhos insalubres. A nova norma vai beneficiar milhares de trabalhadores braçais do país, principalmente os que desempenham tarefas em minas, uma área que, em princípio, vai favorecer mais de 4 mil pessoas.

Mineiros bolivianos - El Día

Segundo o presidente, este é apenas um pequeno aporte aos setores insalubres, integrados por homens e mulheres sacrificados que trabalham em minas e indústrias, cuja situação Evo disse conhecer muito bem.

O ministro da Economia e Finanças Públicas, Luis Arce, manifestou que a nova lei alcança também a quem trabalha em fábricas de ladrilhos, cimentos e usinas, onde estão em contato com gases e outros elementos tóxicos, além da mineração.

Arce apresentou um estudo técnico-científico que definirá os anos de redução para a aposentadoria de um trabalhador que desenvolve suas atividades em condições insalubres. O presidente agradeceu a rapidez com a qual o Legislativo trabalhou no projeto, que foi apresentado no dia 6 de agosto na Assembleia.

Morales refletiu também sobre a importância de cuidar da economia para garantir inversões que beneficiem aos bolivianos e não para privatizar. Disse isso em referência a outros candidatos à presidência da República boliviana que planejam esta possibilidade de entregar as principais indústrias a empresas privadas no caso de ganhar as eleições.

A Lei de Insalubridade vai reduzir, por enquanto, a idade de aposentadoria para 56 anos.

Fonte: Prensa Latina